Mais de 4 milhões de doses de droga apreendidas e 345 detidos em operação nacional

Mais de quatro milhões de doses de droga e dezenas de armas foram apreendidas no fim de semana, numa operação nacional que envolveu a PSP e a GNR e que resultou na detenção de mais de 340 pessoas.

© Facebook/PSP

Num comunicado conjunto, a PSP e a GNR explicam que na operação “Portugal + Seguro 2023” foram também fiscalizados mais de uma centena de estabelecimentos de diversão noturna, tendo sido registados 286 autos de contraordenação.

No âmbito da segurança privada foram registados mais de 30 autos de contraordenação e/ou crimes, acrescentam as autoridades, explicando que esta operação envolveu a fiscalização de locais e estabelecimentos de diversão noturna, assim como o consumo e venda de droga e substâncias psicotrópicas para dissuadir o crime e promover o reforço do sentimento de segurança.

Mais de 4.000 elementos da PSP e GNR participaram na operação, que permitiu apreender 4.099.899 doses individuais de droga, entre as quais mais de quatro milhões de doses de canábis, 561 de haxixe, 29.984 de cocaína e 655 de heroína.

Foram igualmente apreendidas 82 armas, das quais nove de fogo, 20 armas brancas e 51 munições.

As diversas ações de fiscalização, que decorreram no sábado e no domingo em todo o território nacional, levaram à detenção de 345 pessoas, 85 das quais por tráfico de drogas, uma por posse de arma proibida, 205 por condução sob o efeito do álcool e 54 por falta de habilitação legal para conduzir.

Na área da segurança rodoviária foram emitidos 1.633 autos de contraordenação, 526 dos quais por excesso de velocidade, 232 por falta de inspeção periódica, 55 por condução sob a influência de álcool, 113 por falta de seguro obrigatório, 50 por utilização indevida do telemóvel durante a condução e 55 por falta de utilização de cadeirinha para crianças.

Na nota hoje divulgada, as autoridades recordam que, no último Relatório Anual de Segurança Interna (2022), entre os crimes que mais subiram nesse ano constam os relacionados com a criminalidade violenta e grave, que aumentaram 14,4% relativamente ao ano anterior.

Sublinham ainda o aumento do número de crimes como o tráfico de drogas, que subiu 48,1%, a condução de veículos com taxa de álcool igual ou superior a 1,2 g/l (+ 43,4%), a violência doméstica (+ 15%, que equivale a mais 3.968 casos), a criminalidade grupal (+18%, mais 898 participações) e a delinquência juvenil, que aumentou 50,6% (mais 567 situações).

A PSP e GNR lembram igualmente a resolução do Conselho de Ministros que aprovou a Estratégia Integrada de Segurança Urbana, que, “além de estimular à proatividade preventiva e operacional” das forças e serviços de segurança, incorpora um conjunto de políticas públicas que colocam ênfase “no reforço da prevenção e luta contra os fenómenos criminais associados à diversão noturna”.

Últimas do País

A AIMA atribuiu 386.463 autorizações de residência até 22 de outubro deste ano, mais 60% do que no mesmo período de 2024.
A associação ambientalista Zero lançou a campanha “1 bebé, 1 árvore” em que propõe que seja oferecida a plantação de uma árvore a cada bebé, contribuindo para o restauro da floresta portuguesa.
As ilhas dos grupos central e Oriental dos Açores estão sob aviso amarelo até terça-feira devido a precipitação por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada.
O empresário e embaixador da comunidade 'tech' Outono, Diogo Guerner, admite ter ficado chocado ao mudar-se para a Alemanha ao perceber que, na vertente tecnológica, Portugal está “muito mais avançado” em vários aspetos.
Jovens, pessoas desempregadas ou em transição profissional e estrangeiros estão entre os trabalhadores que mais concorrem a vagas de trabalho temporário para reforçar as equipas no 'pico' de atividade no Natal, segundo as recrutadoras ouvidas pela Lusa.
Quatro habitações ficaram inundadas nos Açores, duas na vila de Água de Pau, onde 10 viaturas foram arrastadas devido ao transbordar de uma ribeira, segundo a presidente da autarquia, Vanessa Silva.
As Ordens dos Médicos e dos Enfermeiros enviaram à ministra da Saúde uma proposta conjunta para defender o reforço do modelo português de emergência médica, numa altura em que o Governo se prepara para substituir o presidente do INEM.
A Polícia Marítima apreendeu mais de duas dezenas de motas de água e material náutico suspeito no interior de um armazém, no concelho de Portimão, no distrito de Faro, foi hoje anunciado.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) suspendeu preventivamente um professor daquela instituição após tomar conhecimento de queixas de alunas que o acusam de importunação em redes sociais.
Parte do piso à entrada da Praça Rodrigues Lobo, em Leiria, abateu hoje de manhã devido à chuva que se fez sentir, tendo uma viatura caído no buraco, informou fonte da Câmara Municipal de Leiria.