Romaria de Arcos de Valdevez em consulta para património imaterial

O instituto Património Cultural iniciou na terça-feira a consulta pública sobre a decisão de inscrever no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial a Romaria de S. Bento do Cando, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo.

© D.R.

O anúncio da abertura do procedimento, que terá a duração de 30 dias, foi hoje publicado no Diário da República.

A publicação esclarece que o Património Cultural decide sobre o pedido de inventariação no prazo de 120 dias após a conclusão do período da consulta pública.

A romaria de S. Bento do Cando decorre na branda de S. Bento do Cando, da freguesia da Gavieira, em Arcos de Valdevez.

No ‘site’ Alto Minho, da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, explica-se que “a romaria remonta, segundo as informações mais seguras, ao século XVII (a capela foi mandada construir por capítulo de visitação, em 1651) e realiza-se em três momentos anuais”.

O primeiro momento da romaria celebra-se a 21 de março, dia em que se lembra a morte de S. Bento; o segundo momento tem início no dia 03 de julho, com a celebração da novena em honra de S. Bento do Cando, que termina no dia 11, dia principal da romaria, em que “há celebração da eucaristia, sermão e procissão”.

“Um terceiro momento festivo foi introduzido em 1997, no dia 10 de agosto, justificado pela forte emigração destas terras, dando oportunidade aos emigrantes de viverem a festa e rezarem a S. Bento do Cando”, descreve-se na página da Internet.

Os romeiros de S. Bento do Cando são, essencialmente, para além do concelho de Arcos de Valdevez, “as pessoas vindas dos concelhos vizinhos de Melgaço e Monção” e deslocam-se à branda de S. Bento do Cando “para cumprir a novena, a meia novena, pagar as suas promessas ou pedir proteção e saúde para si e para os seus familiares”.

“Repetem este ritual ano após ano para se encontrarem e falarem de perto com S. Bentinho ou Sr. S. Bento, como carinhosa e respeitosamente o tratam”, descreve.

Outra característica da romaria, “comum a outras festas religiosas de montanha em locais isolados […] é o da existência, nas imediações do Terreiro da Capela, de habitações destinadas à permanência dos romeiros durante as cerimónias religiosas”.

“Na maior parte das vezes, os romeiros vinham das brandas e inverneiras da Gavieira, das freguesias vizinhas de Melgaço, Monção e Arcos de Valdevez. De tão isoladas estarem os núcleos residenciais, a experiência do encontro nas romarias era procurada e celebrada como o momento excecional do ano. Aí rezam, negoceiam e se enamoram, superando a permanente autarcia das economias locais e os riscos das relações sociais endogâmicas”, acrescenta.

Últimas de Cultura

O festival vai prolongar-se até 16 de novembro e preservará o “pacto de confiança com o público”, sem recorrer aos nomes mais conhecidos do género musical.
Fernando Daniel, Luca Argel, Marco Rodrigues, Jéssica Pina, EU.CLIDES, Margarida Campelo estão entre os artistas convidados para comporem temas para o Festival da Canção 2025, anunciou hoje a RTP, que promove o concurso.
A Orquestra Sinfónica e o Coro Casa da Música abrem, na próxima sexta-feira, o Festival À Volta do Barroco, sobre "a profundidade e inovação do período barroco" vivido entre inícios do século XVII e finais do seguinte.
O Parque 25 de Abril, em Monte Abraão, Sintra, prepara-se para receber mais uma edição da Feira Medieval, de 25 a 27 de outubro, promovida pela União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão.
O comboio vintage do modelo 1400 e carruagens produzidas nos anos 40 do Séc. XX tem partida marcada para as 8h20 de dia 26 de outubro, na Estação de São Bento, no Porto, regressando pelas 18h45 horas.
A exposição "Francis Alys: Ricochete", que foi inaugurada no dia17 deste mês, em Serralves, no Porto, preenche os espaços vazios do museu com as brincadeiras e a imaginação coletiva dos jogos de crianças nas ruas de 15 países, alguns dos quais em conflito.
O Teatro Nacional São João (TNSJ) lançou um concurso público internacional para escolher o sucessor de Nuno Cardoso, cujo mandato como diretor artístico termina a 31 de dezembro.
O espetáculo “Sob a terra”, criado por um consórcio artístico liderado pelo Leirena Teatro para alertar para comportamentos que originam incêndios florestais, vai iniciar uma nova digressão por oito localidades de seis distritos.
O Tribeca Festival Lisboa, marcado para 17 a 19 de outubro no espaço Beato Innovation District, é a primeira edição na Europa do festival nova-iorquino fundado há mais de duas décadas pelo ator Robert De Niro e pela produtora Jane Rosenthal.
A residência da fadista Mísia (1955-2024) em Lisboa vai acolher artistas de diversas áreas, e alguns objetos pessoais vão a leilão em novembro, divulgou hoje a Fundação Kees Eijrond.