GNR instaura 39 contraordenações em fiscalização a estrangeiros em Odemira

A GNR instaurou 39 contraordenações numa operação de fiscalização a cidadãos estrangeiros em São Teotónio, no concelho de Odemira, distrito de Beja, tendo detetado 14 infrações por falta de declaração de entrada em território nacional, foi hoje anunciado.

©D.R.

Em comunicado divulgado hoje, o Comando Territorial de Beja da GNR explicou que as ações de fiscalização na freguesia de São Teotónio, foram desenvolvidas na quinta-feira, através das suas várias valências, tendo sido detido um homem, de 27 anos, por condução sem habilitação legal.

No âmbito desta operação, direcionada para cidadãos estrangeiros, que teve como objetivo “sensibilizar e assegurar o cumprimento das normas legais relacionadas com a entrada e permanência em território nacional”, foram fiscalizados 92 cidadãos e 10 estabelecimentos, adiantou aquela força de segurança.

Na sequência desta ação, de acordo com a GNR, foram elaborados os 39 autos de contraordenação, dos quais “14 por falta de declaração de entrada em território nacional, 13 por infrações no âmbito da legislação policial geral e 12 por infrações no âmbito da legislação rodoviária”.

Esta operação contou com o reforço de militares de diversos postos territoriais, do Destacamento de Trânsito, do Destacamento de Intervenção do Comando Territorial de Beja e de militares da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteira, com o apoio de inspetores da Autoridade para as Condições do Trabalho e da Autoridade Tributária.

Últimas do País

O procurador-geral da República (PGR), Amadeu Guerra, definiu hoje como uma das prioridades para o seu mandato o combate à criminalidade económico-financeira e revelou que pretende constituir equipas de magistrados dedicadas à recuperação de ativos.
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) alertou hoje que os melhores profissionais desta área estão a abandonar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), provocando uma situação nos hospitais que levará décadas a recuperar.
A Polícia Judiciária participou numa operação na costa marítima da Europa Ocidental em que foram inspecionadas 73 embarcações e efetuadas seis apreensões de droga, num total de 930 quilos de cocaína e 4.950 quilos de haxixe.
O empresário Pedro Queiroz Pereira acusou Ricardo Salgado de comprar Marcelo Rebelo de Sousa ao entregar trabalho jurídico do BES à antiga companheira do atual Presidente da República, segundo o testemunho hoje ouvido no julgamento do processo BES/GES.
A PSP continuava hoje de manhã a acompanhar a situação no bairro do Zambujal, na Amadora, onde residia o homem que foi baleado pela PSP e no qual ocorreram desacatos disse à agência Lusa fonte policial.
A ministra da Administração Interna determinou hoje à Inspeção-Geral da Administração Interna a abertura de um inquérito “com caráter de urgente” sobre a morte de um homem na Cova da Moura, na Amadora, após ser baleado pela PSP.
O Ministério da Justiça decidiu avançar com a instauração de nove processos disciplinares na sequência da fuga de cinco reclusos da prisão de Vale de Judeus, em setembro, visando o ex-diretor, o chefe da guarda e sete guardas prisionais.
O Tribunal da Feira alterou a medida de coação aplicada ao ex-presidente da Câmara de Espinho Miguel Reis, arguido no processo Vórtex, que deixou de estar em prisão domiciliária na sequência de um requerimento apresentado pela defesa.
O passe ferroviário de 20 euros mensais entra hoje em vigor, para residentes no país, nos serviços CP Intercidades (2.ª classe), Regionais, InterRegionais (2.ª classe), Urbanos de Coimbra e Urbanos de Lisboa e Porto fora da área metropolitana.
A GNR registou 103 crimes de 'bullying' no ano letivo de 2023/2024, dos quais 12 de 'cyberbullying', anunciou a força de segurança este domingo, Dia Mundial de Combate ao Bullying.