Dono da empresa da sondagem que mete o CHEGA a descer tem ligações ao PSD

A mais recente sondagem da Pitagórica que revela uma queda nas intenções de voto no CHEGA, tem escondida uma particularidade: o dono da empresa, Alexandre Picoto, tem ligações estreitas ao PSD e participou ativamente em vários eventos do partido.

© PSD

Alexandre Picoto, administrador da empresa de sondagens ‘Pitagórica’ – Investigação e Estudos de Mercado SA, esteve presente na Universidade de Verão da Juventude Social-Democrata (JSD) em agosto de 2024, onde integrou um workshop sobre “Sondagens e Estudos de Opinião”, sendo que já havia participado nesta Universidade de Verão em 2023.

Em 2019, o blogue ‘Ultraperiferias’ descreveu-o como um “militante ativo” do PSD, referindo a sua proximidade a figuras influentes do partido, como Miguel Pinto Luz.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) também apontou as suas ligações ao PSD numa deliberação de 2013, a propósito da divulgação de uma sondagem pelo Jornal das Caldas, em fevereiro desse ano.

“Numa rápida pesquisa no Google, verifica-se que o empresário está ligado ao PSD e foi um apoiante de Passos Coelho”, lê-se na deliberação da ERC.

Além disso, Alexandre Picoto é sócio da empresa Think Comunicação, LDA, juntamente com Júlio César Torres Pisa, segundo o registo comercial desta empresa, que detalha a sua constituição, estrutura societária, sócios, capital social e gerência.

Júlio Pisa foi nomeado “técnico especialista do Gabinete do Primeiro-Ministro”, conforme consta em despacho publicado em Diário da República.

Estas ligações de Alexandre Picoto ao PSD, partido do Governo de Luís Montenegro, e em particular ao Gabinete do Primeiro-Ministro, levantam sérias dúvidas sobre a imparcialidade e credibilidade da sondagem.

Últimas do País

Uma ourivesaria em São João da Talha, no concelho de Loures, foi alvo de um assalto à mão armada na manhã desta quinta-feira. A informação foi confirmada ao Notícias ao Minuto por fonte oficial da PSP, que recebeu o alerta por volta das 10h50.
O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Gaia/Espinho, Luís da Cruz Matos, disse hoje estar a “avaliar tudo o que se passou” no caso de uma mãe que retirou o bebé do internamento.
A Associação Nacional de Unidades de Diagnóstico por Imagem (ANAUDI) alertou hoje para o "risco de colapso" da rede convencionada de imagiologia, responsável por milhões de exames de beneficiários do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Uma nova ofensiva do conhecido Gang dos Rolex voltou a causar alarme na capital.Um homem foi assaltado em plena rua de Campolide, esta terça-feira à tarde, por dois motards que lhe apontaram uma arma e lhe retiraram um relógio avaliado em cerca de sete mil euros.
A poucos dias da greve geral marcada para 11 de dezembro, o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEP) avisa que pode somar-se à paralisação caso não receba esclarecimentos urgentes da ministra da Saúde sobre o incumprimento do acordo firmado em agosto.
As pesquisas feitas no Google mais frequentemente em Portugal durante 2025 foram dominadas por temas como o Mundial de Clubes, o apagão, Papa Leão XIV e a tragédia do Elevador da Glória.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve na zona de Lisboa um homem de 51 anos, procurado pelas autoridades judiciárias de Moçambique por suspeita dos crimes de associação criminosa, branqueamento, falsificação de documento e abuso de confiança, foi hoje anunciado.
A PSP realizou uma Operação Especial de Prevenção Criminal no Martim Moniz, em Lisboa, tendo identificado um cidadão em situação irregular em Portugal, dois com droga para consumo e três com diligências judiciais pendentes.
A idade mínima para entrar na carreira de guarda prisional diminuiu para os 18 anos e a máxima aumentou para os 35, indicou o Ministério da Justiça, avançando que vão ser pagas as horas extraordinárias na totalidade a estes profissionais.
Uma infestação de ratos no Tribunal de Vila Franca de Xira está a forçar funcionários a abandonar algumas das salas instaladas em contentores, depois de terem sido encontrados vários animais mortos e um cheiro intenso que tornou impossível permanecer no local.