Feridos graves em acidente no Cartaxo com autocarro “não correm risco de vida”

Os feridos graves no acidente hoje à tarde entre um autocarro e um pesado de mercadorias na Estrada Nacional 3, no Cartaxo, “não correm risco de vida”, indicou o capitão João Romano, da GNR de Santarém.

© LUSA/ MIGUEL A. LOPES

Em declarações aos jornalistas no local, João Romano disse que, de acordo com os “dados provisórios” disponíveis, a colisão entre o veículo pesado de mercadorias e o autocarro provocou “no total 40 feridos”, dos quais três feridos graves e 37 feridos ligeiros.

“Um dos feridos graves trata-se do condutor do veículo pesado de passageiros”, adiantou, referindo não conseguir precisar se os outros dois feridos graves estavam também dentro do autocarro.

Ainda segundo João Romano, “as três vítimas graves não correm risco de vida” e já foram todas transportadas de ambulância para diferentes hospitais.

Os feridos ligeiros ainda estavam pelas 17:00 a ser retirados no local do acidente, na zona de Cruz do Campo, no concelho do Cartaxo, distrito de Santarém.

Os dois veículos envolvidos no acidente “circulavam em sentidos opostos” da Estrada Nacional 3 (EN3), acrescentou o capitão da GNR.

A Proteção Civil inicialmente apontou para a existência de 27 feridos, um os quais grave, tendo depois atualizado os números para 39 feridos, dois em estado considerado grave.

Fonte da Proteção Civil contactada pela Lusa pelas 16:50 disse não ter indicação de mais nenhuma atualização do número de feridos.

A mesma fonte adiantou que 23 dos feridos foram transportados para as unidades hospitalares de Santarém, Abrantes, Torres Novas (no distrito de Santarém), Vila Franca de Xira e Santa Maria (distrito de Lisboa).

O alerta para o acidente foi dado às 14:23 e pelas 17:00 a estrada continuava cortada nos dois sentidos.

Pelas 17:20 estavam no local 90 operacionais, apoiados por 41 viaturas, segundo informação disponível na página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil na Internet.

Em comunicado, a Jerónimo Martins adianta que o acidente ocorrido esta tarde com “o serviço de transporte”, que contratou externamente, envolveu 41 colaboradores do grupo.

Os colaboradores tinham partido de Santarém e dirigiam-se para o centro de distribuição logístico, na Azambuja, acrescenta o grupo.

Lamentando o acidente, a Jerónimo Martins adianta estar “a acompanhar com preocupação o evoluir dos acontecimentos”, tendo deslocado para o local as suas “equipas de médicos, enfermeiros, psicólogos e de recursos humanos, que estão à inteira disposição das autoridades para o que for necessário”.

Últimas do País

O número de crianças e jovens ajudadas pela Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) aumentou 31,9% nos últimos três anos, ultrapassando as 9 mil vítimas, o que representa oito crianças e jovens por dia.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, em Lisboa, um cidadão paquistanês alvo de um mandado de detenção internacional emitido pelo Paquistão por suspeita de um crime de homicídio cometido há 13 anos, informou hoje aquela autoridade de investigação criminal.
A polícia espanhola entregou hoje à Polícia Judiciária o cidadão britânico evadido de Vale de Judeus e recapturado em fevereiro em Alicante, sul de Espanha, tendo já sido encaminhado para um estabelecimento prisional para cumprimento da pena.
O Teatro Tivoli, em Lisboa, foi eleito um dos tesouros da cultura cinematográfica europeia pela Academia Europeia de Cinema, anunciou hoje esta organização.
Os Passadiços do Paiva, em Arouca, reabrem hoje na sua extensão total de cerca de oito quilómetros após três meses de obras para recuperação dos estragos provocados pelos incêndios de setembro, revelou a autarquia.
Investigadores portugueses descobriram que um tipo de glóbulos brancos que conseguem identificar e matar células tumorais pode ser a chave para uma nova imunoterapia contra o cancro colorretal, o de maior incidência em Portugal.
Um total de 2.342 pessoas continuavam internadas em março nos hospitais públicos após receberem alta clínica, representando mais 8% de internamentos sociais do que no mesmo mês de 2024, indica um estudo divulgado esta quarta-feira.
Dois homens, de 32 e 36 anos, ficaram em prisão preventiva depois de detidos fora de flagrante delito, no distrito de Lisboa, por violência doméstica, um deles contra o companheiro e outro contra a ex-namorada, anunciou hoje a PSP.
O INEM vai alterar os testes teóricos da formação para Técnico de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) para evitar situações como a que a Lusa divulgou na semana passada, da partilha de respostas pelos formandos em grupos Whatsapp.
Os distritos de Guarda, Castelo Branco, Vila Real, Viana do Castelo e Braga estão hoje sob aviso amarelo devido à queda de neve, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).