Feridos graves em acidente no Cartaxo com autocarro “não correm risco de vida”

Os feridos graves no acidente hoje à tarde entre um autocarro e um pesado de mercadorias na Estrada Nacional 3, no Cartaxo, “não correm risco de vida”, indicou o capitão João Romano, da GNR de Santarém.

© LUSA/ MIGUEL A. LOPES

Em declarações aos jornalistas no local, João Romano disse que, de acordo com os “dados provisórios” disponíveis, a colisão entre o veículo pesado de mercadorias e o autocarro provocou “no total 40 feridos”, dos quais três feridos graves e 37 feridos ligeiros.

“Um dos feridos graves trata-se do condutor do veículo pesado de passageiros”, adiantou, referindo não conseguir precisar se os outros dois feridos graves estavam também dentro do autocarro.

Ainda segundo João Romano, “as três vítimas graves não correm risco de vida” e já foram todas transportadas de ambulância para diferentes hospitais.

Os feridos ligeiros ainda estavam pelas 17:00 a ser retirados no local do acidente, na zona de Cruz do Campo, no concelho do Cartaxo, distrito de Santarém.

Os dois veículos envolvidos no acidente “circulavam em sentidos opostos” da Estrada Nacional 3 (EN3), acrescentou o capitão da GNR.

A Proteção Civil inicialmente apontou para a existência de 27 feridos, um os quais grave, tendo depois atualizado os números para 39 feridos, dois em estado considerado grave.

Fonte da Proteção Civil contactada pela Lusa pelas 16:50 disse não ter indicação de mais nenhuma atualização do número de feridos.

A mesma fonte adiantou que 23 dos feridos foram transportados para as unidades hospitalares de Santarém, Abrantes, Torres Novas (no distrito de Santarém), Vila Franca de Xira e Santa Maria (distrito de Lisboa).

O alerta para o acidente foi dado às 14:23 e pelas 17:00 a estrada continuava cortada nos dois sentidos.

Pelas 17:20 estavam no local 90 operacionais, apoiados por 41 viaturas, segundo informação disponível na página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil na Internet.

Em comunicado, a Jerónimo Martins adianta que o acidente ocorrido esta tarde com “o serviço de transporte”, que contratou externamente, envolveu 41 colaboradores do grupo.

Os colaboradores tinham partido de Santarém e dirigiam-se para o centro de distribuição logístico, na Azambuja, acrescenta o grupo.

Lamentando o acidente, a Jerónimo Martins adianta estar “a acompanhar com preocupação o evoluir dos acontecimentos”, tendo deslocado para o local as suas “equipas de médicos, enfermeiros, psicólogos e de recursos humanos, que estão à inteira disposição das autoridades para o que for necessário”.

Últimas do País

A fraca visibilidade tem condicionado hoje o movimento no Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo, havendo dois voos cancelados e sete divergidos, informa a ANA- Aeroportos de Portugal na sua página.
O Presidente da República pediu hoje celeridade às autoridades responsáveis pelo relatório final sobre o acidente mortal no Ascensor da Glória, em Lisboa, agradecendo as primeiras conclusões preliminares conhecidas no sábado.
A GNR desmantelou uma rede de tráfico de estupefacientes no concelho de Ponte de Sor, detendo quatro homens e uma mulher, entre 25 e 47 anos, e apreendeu mais de 7.000 doses de droga, foi hoje anunciado.
Os bombeiros conseguiram dominar esta madrugada o incêndio que começou no sábado de manhã em Sandomil, concelho de Seia, disse à Lusa fonte da proteção civil.
O suspeito de ter ateado o fogo que está a lavrar desde hoje de manhã no concelho de Seia, distrito da Guarda, está retido no Posto Territorial da GNR de Seia, disse à Lusa fonte da corporação.
O Ministério da Saúde assinou esta semana com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) o protocolo de negociação sobre os novos modelos de organização do trabalho destes profissionais de saúde, anunciou hoje a tutela.
O Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP deteve, na quinta-feira, em Lisboa, um homem de 23 anos, suspeito de exercer "de forma reiterada, violência física e psicológica sobre a sua bisavó, de 83 anos", anunciou hoje aquela polícia.
Mais de 200 operacionais, apoiados por 63 viaturas e 10 meios aéreos, combatem hoje um incêndio que deflagrou próximo Sandomil, no concelho de Seia, distrito da Guarda, de acordo com a Proteção Civil.
Os nove processos disciplinares instaurados pelos serviços prisionais a sete guardas, um chefe e um diretor de Vale de Judeus após a fuga de cinco reclusos foram concluídos com dois arquivamentos, duas suspensões e cinco multas.
Os elevadores históricos da Glória e do Lavra nunca foram fiscalizados pela Autoridade Nacional de Segurança Ferroviária (ANSF), ao contrário dos ascensores da Bica e de Santa Justa, avança o Público na edição de hoje.