Feridos graves em acidente no Cartaxo com autocarro “não correm risco de vida”

Os feridos graves no acidente hoje à tarde entre um autocarro e um pesado de mercadorias na Estrada Nacional 3, no Cartaxo, “não correm risco de vida”, indicou o capitão João Romano, da GNR de Santarém.

© LUSA/ MIGUEL A. LOPES

Em declarações aos jornalistas no local, João Romano disse que, de acordo com os “dados provisórios” disponíveis, a colisão entre o veículo pesado de mercadorias e o autocarro provocou “no total 40 feridos”, dos quais três feridos graves e 37 feridos ligeiros.

“Um dos feridos graves trata-se do condutor do veículo pesado de passageiros”, adiantou, referindo não conseguir precisar se os outros dois feridos graves estavam também dentro do autocarro.

Ainda segundo João Romano, “as três vítimas graves não correm risco de vida” e já foram todas transportadas de ambulância para diferentes hospitais.

Os feridos ligeiros ainda estavam pelas 17:00 a ser retirados no local do acidente, na zona de Cruz do Campo, no concelho do Cartaxo, distrito de Santarém.

Os dois veículos envolvidos no acidente “circulavam em sentidos opostos” da Estrada Nacional 3 (EN3), acrescentou o capitão da GNR.

A Proteção Civil inicialmente apontou para a existência de 27 feridos, um os quais grave, tendo depois atualizado os números para 39 feridos, dois em estado considerado grave.

Fonte da Proteção Civil contactada pela Lusa pelas 16:50 disse não ter indicação de mais nenhuma atualização do número de feridos.

A mesma fonte adiantou que 23 dos feridos foram transportados para as unidades hospitalares de Santarém, Abrantes, Torres Novas (no distrito de Santarém), Vila Franca de Xira e Santa Maria (distrito de Lisboa).

O alerta para o acidente foi dado às 14:23 e pelas 17:00 a estrada continuava cortada nos dois sentidos.

Pelas 17:20 estavam no local 90 operacionais, apoiados por 41 viaturas, segundo informação disponível na página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil na Internet.

Em comunicado, a Jerónimo Martins adianta que o acidente ocorrido esta tarde com “o serviço de transporte”, que contratou externamente, envolveu 41 colaboradores do grupo.

Os colaboradores tinham partido de Santarém e dirigiam-se para o centro de distribuição logístico, na Azambuja, acrescenta o grupo.

Lamentando o acidente, a Jerónimo Martins adianta estar “a acompanhar com preocupação o evoluir dos acontecimentos”, tendo deslocado para o local as suas “equipas de médicos, enfermeiros, psicólogos e de recursos humanos, que estão à inteira disposição das autoridades para o que for necessário”.

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje, no Aeroporto Militar de Figo Maduro, em Lisboa, um homem próximo do ex-presidente da Guiné-Bissau Sissoco Embaló por suspeita de contrabando e branqueamento, adiantou à Lusa fonte ligada à investigação.
Um jovem de 18 anos foi detido pela GNR por furto de azeitona, no concelho de Mourão, no distrito de Évora, tendo os militares apreendido 300 quilos daquele fruto, revelou hoje a força de segurança.
O tempo médio de espera no serviço de urgência do Hospital Amadora-Sintra, atingia hoje as 15 horas e 19 minutos, com 36 utentes a aguardar uma primeira observação, cerca das 10:15.
Os concursos para contratar médicos especialistas recém-formados estão atrasados, alertou o Sindicato Independente dos Médicos (SIM), sublinhando que o prazo para colocar mais profissionais nos serviços de saúde públicos terminou na sexta-feira.
A área ardida até 30 de novembro foi a quarta mais elevada desde 2001, com 270.000 hectares em 8.284 sinistros, e a segunda pior na década, só superada em 2017, segundo o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.
O advogado Paulo Abreu dos Santos, com passagem pelo Governo, foi detido por centenas de crimes ligados à pornografia de menores e a abusos sexuais de crianças, alguns alegadamente praticados e registados pelo próprio.
O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira registou até às 12h00 deste sábado um total de 185 ocorrências relacionadas com as condições meteorológicas adversas nesta região.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reclamou, este sábado, o pagamento imediato da dívida de 30 milhões de euros às corporações respeitante ao transporte de doentes urgentes para os hospitais e pediu para ser ouvida em qualquer reforma do setor.
Dois homens foram detidos na quinta-feira no concelho de Cantanhede por suspeita de tráfico de estupefacientes, informou hoje a GNR de Coimbra.
Os ministros das pescas europeus chegaram hoje a um acordo sobre as capturas em 2026, com uma previsão de reduzir o volume global, nalguns casos com impacto em Portugal, como é o caso do carapau, solha ou linguado.