Ouro volta a subir com preço da onça a ultrapassar 3.200 dólares

O preço do ouro, depois da queda de segunda-feira, em que chegou a baixar o nível dos 3.200 dólares, voltou na sessão de hoje a registar uma subida de mais de 1% para os 3.261 dólares.

© D.R.

Depois do acordo comercial alcançado entre os EUA e a China, o preço do ouro – considerado um ativo de refúgio em tempos de incerteza – desvalorizou fortemente na segunda-feira, mas hoje voltou a subir 1,03% e tentava chegar aos 3.300 dólares (cerca de 2.960 euros).

Esta queda acentuada do ouro ocorreu na sequência do acordo entre a China e os EUA para a redução das tarifas aduaneiras, que prevê que as taxas cobradas pela China sobre os produtos norte-americanos passem de 125% para 10% nos próximos 90 dias, enquanto os EUA diminuirão de 145% para 30% as tarifas sobre os produtos chineses, a partir de quarta-feira.

No entanto, o ouro tem a sua recuperação apoiada pelo facto de, há duas semanas, um relatório do Conselho Mundial do Ouro ter evidenciado uma procura sólida contínua por parte dos bancos centrais no primeiro trimestre, embora ligeiramente inferior à do quarto trimestre de 2024.

Até agora, este ano, o preço do ouro subiu mais de 20%.

Últimas de Economia

O valor das rendas poderá aumentar 2,24% em 2026, abaixo dos 2,25% estimados no final de agosto, após uma revisão dos dados da inflação publicada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os viticultores do Alentejo registam uma quebra média de 30% da produção de uva, em alguns casos até de 40%, na época de vindimas deste ano, face a 2024, revelou hoje a associação técnica do setor.
A circulação nas quatro linhas do Metropolitano de Lisboa teve já início hoje de manhã, depois de o serviço não ter arrancado à hora habitual, às 06:30, devido à greve parcial de trabalhadores.
As exportações de bens recuaram 11,3% e as importações aumentaram 2,8% em julho, em termos homólogos, acumulando uma subida de 0,7% e 6,3% desde o início do ano, divulgou hoje o INE.
Os professores portugueses têm salários mais elevados do que a média dos trabalhadores com formação superior, mas perderam poder de compra na última década, segundo um relatório da OCDE divulgado hoje.
A circulação do metro de Lisboa está hoje de manhã suspensa e as estações estão encerradas devido à greve dos trabalhadores, prevendo-se a reabertura às 10:30, segundo a página da empresa na Internet.
O Tribunal de Contas Europeu (TCE) apelou hoje a um orçamento da União Europeia (UE) "mais simples e mais inteligente" por atualmente ser difícil mobilizar verbas para circunstâncias imprevistas e emergências, como desastres ou guerra.
Os custos de construção de habitação nova aumentaram 4,8% em julho, em termos homólogos, 0,9 pontos percentuais acima de junho, tendo a mão-de-obra subido 8,9% e os materiais 1,5%, divulgou hoje o INE.
A indústria do calçado nacional antecipa que este será um ano de consolidação nos mercados internacionais, apesar da instabilidade, com o setor a exportar 90% da sua produção.
O Banco de Portugal (BdP) desconhece quanto é que os bancos venderam em empréstimos à habitação desde 2017, em operações de cessão de crédito, a entidades exteriores não supervisionadas pelo banco central.