Operação no Aeroporto do Porto já decorre “sem restrições”

A operação aeroportuária no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, do Porto, já decorre “sem restrições”, com condições meteorológicas favoráveis e “recuperação dos voos cancelados”, disse hoje à Lusa, fonte da ANA - Aeroportos de Portugal.

©facebook.com/tapairportugal

As condições meteorológicas de nevoeiro e a indisponibilidade temporária do ILS (instrumento de apoio a aterragens) no controlo de tráfego aéreo causaram impacto nas aterragens do aeroporto Francisco Sá Carneiro, provocando desde sexta-feira cancelamentos de voos.

“A partir das 06:30, as condições meteorológicas melhoraram permitindo as aterragens”, refere a ANA, numa resposta escrita à Lusa, na sequência de um pedido de esclarecimentos.

No entanto, apesar de questionada, a empresa não precisa o número de voos ainda cancelados durante o dia de hoje.

“Neste momento, a operação aeroportuária realiza-se sem restrições prevendo-se que assim continue ao longo do dia, com condições meteorológicas favoráveis e recuperação dos voos cancelados”, acrescenta.

O nevoeiro, aliado à inoperacionalidade temporária do sistema de aterragem por instrumentos (ILS), devido às obras em curso no Aeroporto do Porto, provocaram na sexta-feira o cancelamento de mais de duas dezenas de voos.

De acordo com a página na Internet da ANA – Aeroportos de Portugal, durante o dia de hoje estavam cancelados onze voos, a maior parte dos quais relativos a chegadas.

A mesma situação já se tinha verificado na segunda-feira, 26 de maio, dia em que a NAV Portugal adiantou à agência Lusa que o nevoeiro que se fez sentir nessa manhã na zona do Porto “teve algum impacto nas operações no Aeroporto Sá Carneiro, com registo de divergências nas primeiras duas horas de operação”.

“Importa sublinhar que o sistema de aterragem por instrumentos do Aeroporto do Porto se encontra temporariamente fora de serviço de forma programada devido às obras em curso naquela infraestrutura”, indicou então a empresa responsável pela gestão do tráfego aéreo.

Na segunda-feira, a NAV explicou que “a conjugação entre a indisponibilidade temporária do ILS e as condições de visibilidade reduzida explica as restrições verificadas” naquele dia, o que se voltou a verificar na sexta-feira.

A NAV disse ainda que a situação no Aeroporto do Porto “foi comunicada atempadamente a todos os operadores aéreos e enquadra-se no planeamento habitual para este tipo de intervenções”.

As obras estão previstas decorrerem até fevereiro de 2026.

Últimas do País

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia anunciou hoje uma concentração junto à residência do primeiro-ministro no dia da greve geral e plenários nos aeroportos a 18 de dezembro, admitindo mais protestos em janeiro caso o Governo "nada altere".
A PSP de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, deteve um jovem de 16 anos que se encontrava na posse de droga e de um sabre.
Mais de duas dezenas de cidadãos estrangeiros estavam a viver num imóvel sobrelotado no coração da cidade de Beja, revelou esta terça-feira a PSP.
O processo relativo à morte do estudante Manuel de Oliveira Gonçalves, conhecido por “Manu”, será apreciado em tribunal a partir de 26 de janeiro, no Tribunal Judicial de Braga. Estão já agendadas sessões adicionais para 4 e 18 de fevereiro e 4 de março.
Cerca de 70 mil dos 414 mil utentes da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria não têm médico de família atribuído e a "situação mais expressiva acontece nos concelhos de Leiria e Ourém", revelou esta entidade.
A Polícia Judiciária (PJ), através da diretoria do Norte, deteve oito indivíduos no âmbito da operação denominada Puro Verde, por suspeitas de práticas de corrupção relacionadas com a produção de vinho verde.
Todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela, que tinham sido fechados pelas 17h00 de terça-feira devido à queda de neve, já estão desimpedidos, disse a Proteção Civil.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu hoje ao Hospital de São João, no Porto, onde foi operado a uma hérnia, o tratamento recebido, e enalteceu o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Uma mulher de 20 anos foi detida por suspeita de abuso sexual de crianças e pornografia de menores, sendo a vítima um menor de 13 anos que conheceu nas redes sociais, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Mais de uma em cada quatro turmas com alunos com necessidades educativas está sobrelotada, o que representa um aumento das escolas em incumprimento da legislação face ao ano passado, revela um inquérito da Fenprof.