Associação Pais21 fecha sede no Martim Moniz depois de assalto e agressões a utentes com trissomia

A associação Pais21, de apoio a jovens com trissomia 21, fechou as instalações em Lisboa, por tempo indeterminado, alegando falta de segurança, devido à presença constante de toxicodependentes à porta da sede e depois de agressões e assaltos a utentes.

© Folha Nacional

Em declarações à agência Lusa, a presidente da associação explicou que a situação se arrasta já há alguns meses e piorou recentemente, levando a que encerrassem na quinta-feira as instalações no Martim Moniz, em Lisboa.

Segundo Marcelina Souschek, há “um conjunto de [pessoas] toxicodependentes que acampam ali [à porta da sede da associação], que estão ali, que se vestem ali, que se drogam com as mais variadas substâncias”.

A responsável disse que se trata de uma “situação muito degradante e incomportável”, uma vez que os jovens que frequentam as atividades na associação chegam muitas vezes sozinhos e “não conseguem entrar na porta” do prédio.

“Tivemos um miúdo que foi agredido, tivemos uma miúda a quem foi roubado o telemóvel, porque [os toxicodependentes] estão acampados à porta”, contou, lembrando uma situação em que “ofereceram cocaína a uma miúda”.

Relatou também casos de “miúdos que, quando chegam, têm que ligar porque não conseguem entrar na porta, não conseguem aceder ao código da porta”.

“Isto são tudo coisas que são perigosíssimas e é um ambiente muito degradante”, caracterizou.

De acordo com Marcelina Souschek, a situação “já se arrasta há alguns meses”, primeiro com pessoas em situação de sem-abrigo que pernoitavam nas arcadas do prédio, agora com pessoas toxicodependentes.

A presidente da Pais21 disse que a associação já reportou o caso à PSP por várias vezes, a última das quais na quarta-feira, quando “partiram o vidro da porta” da entrada do prédio, mas admitiu que a PSP “também está de mãos atadas”.

“Nós temos aqui questões sociais que têm de ser resolvidas. Mas, com todo o respeito para todas as dificuldades de todas as pessoas, aquele problema que ali está não pode ser resolvido ali naquele lugar, porque estamos a limitar a liberdade de um outro grupo muito vulnerável que também tem o direito de andar na rua e entrar e sair tal como quer”, defendeu Marcelina Souschek.

Apontou que os jovens que frequentam a Pais21 são ensinados para a autonomia e que “andam mesmo sozinhos”, sobretudo nos transportes públicos como o comboio ou metro, o que faz da zona do Martim Moniz “um sítio ideal” pela centralidade.

A responsável adiantou que a Câmara Municipal de Lisboa está ao corrente do que se passa, uma vez que as instalações da associação são da autarquia, e que já propuseram “algumas soluções” que a Pais21 vai avaliar.

Entretanto, as várias atividades e aulas que a associação disponibiliza aos mais de 60 jovens, com idades entre os 12 e os 40 anos, que frequentam a associação vão funcionar em modo online enquanto não é encontrada uma solução definitiva.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa diz estar a acompanhar “com bastante preocupação” os relatos feitos pela Pais21 e a alertar e sensibilizar a PSP para o problema, uma vez que é a autoridade policial com competência na matéria.

A autarquia sustenta que irá “continuar a tudo fazer para que seja garantida a segurança a todos os que trabalham e frequentam as instalações desta associação” e adianta que está agendada para a próxima semana uma reunião com os vereadores com os pelouros da Segurança e dos Direitos Sociais “para debater o problema e procurar soluções”.

Últimas do País

O descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, provocou 15 vítimas mortais, segundo o INEM.
Os crimes cometidos por grupos organizados de pessoas que se dedicam a roubos, tráfico de droga e cibercrime quase que triplicaram em 2024 comparativamente a 2023 na área da Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGR-P), segundo um relatório hoje divulgado.
O ano de 2025 é o terceiro pior de sempre em termos de área ardida até 31 de agosto, indica o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), avançando que 17% dos grandes incêndios começaram à noite.
O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou hoje, disse à Lusa fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, avançado que estão meios no local.
O Ministério Público (MP) pediu hoje uma pena de prisão de 12 anos para o homem acusado pelo homicídio do senhorio em Albufeira, no Algarve, em 2024, argumentando a defesa que a morte foi acidental.
Os seis detidos em Espanha numa operação de combate ao tráfico de pessoas foram extraditados para Portugal em agosto, tendo três deles sido colocados em prisão preventiva e um em prisão domiciliária, adiantou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
A gripe das aves foi detetada numa exploração de patos de engorda, em Benavente, distrito de Santarém, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), precisando que os animais foram abatidos.
O Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) enfrenta uma grave falta de recursos humanos, denunciada pelos sindicatos ao Correio da Manhã.
O líder de uma rede internacional de tráfico de droga recebia uma pensão da Segurança Social, apesar de viver com um património avaliado em cerca de 250 mil euros. A revelação foi feita pelo Executive Digest.
Pelo menos 16 pessoas ficaram esta quarta-feira desalojadas devido à queda da fachada lateral de um prédio antigo vizinho, na freguesia de São Vicente, em Lisboa, segundo os Sapadores Bombeiros.