Suspeita de corrupção no combate a incêndios ameaça “integridade”

A Transparência Internacional Portugal considerou hoje que as suspeitas de corrupção no combate a incêndios representam "um sério atentado à integridade da contratação pública" na Defesa, alertando para os riscos da criação de uma via verde no setor.

©D.R.

A Polícia Judiciária e a Procuradoria-Geral da República anunciaram, em 29 de maio, a realização de buscas e a constituição de 12 arguidos no âmbito da operação “Torre de Controlo”, por suspeitas de corrupção, abuso de poder e tráfico de influências, entre outros crimes, nos concursos públicos realizados desde 2022 no âmbito do combate aos incêndios rurais em Portugal, no valor de cerca de 100 milhões de euros.

As buscas envolveram a Autoridade Nacional de Aviação Civil, as instalações do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa, em Alfragide (Amadora), e as empresas Helibravo, Heliportugal e HTA.

Para a Transparência Internacional Portugal, as suspeitas representam “um sério atentado à integridade da contratação pública no setor da Defesa”, em particular num contexto em que foi proposta em abril pelo ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, uma via verde “para ‘ultrapassar burocracias’ e ‘complicações’ associadas ao controlo do Tribunal de Contas e à litigância pré-contratual”.

“Qualquer proposta de agilização não pode ser feita à custa da fiscalização e da garantia de legalidade, nomeadamente num setor estruturalmente exposto a risco de corrupção”, sublinha hoje, em comunicado, a representante nacional da coligação internacional anticorrupção.

Para conciliar agilização e integridade, a associação recomenda a “publicação acessível, atempada e integral de todos os contratos públicos”, o “reforço dos poderes fiscalizadores da Assembleia da República e do Tribunal de Contas”, e o “envolvimento de especialistas, entidades fiscalizadoras e sociedade civil em processos de reforma legislativa”.

Em 29 de maio, a PJ precisou que os concursos públicos sob suspeita incidem na compra de serviços de operação, manutenção e gestão da aeronavegabilidade dos meios aéreos próprios do Estado, dedicados exclusivamente ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).

O objetivo da “complexa rede” alvo de buscas seria que o Estado português ficasse com carência de meios aéreos e, dessa forma, se sujeitasse aos subsequentes preços mais elevados destas sociedades comerciais.

Últimas do País

Dez distritos do litoral do continente estão esta terça-feira sob aviso vermelho, até às 21h00, devido à agitação marítima forte, com ondas que podem chegar aos 14 metros, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Tribunal Central Criminal de Lisboa condenou hoje a 25 anos de cadeia, em cúmulo jurídico, o homem acusado por um triplo homicídio numa barbearia na Penha de França.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Estarreja, no distrito de Aveiro, um jovem de 18 anos suspeito de partilhar na Internet vídeos e fotografias contendo crianças em práticas sexuais com adultos.
Mais de 610 mil clientes da E-Redes estavam às 11:00 sem energia elétrica em Portugal continental, sendo Leiria, com cerca de metade dos clientes afetados, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, os distritos mais afetados, segundo a empresa.
A passagem da depressão Kristin causou hoje cerca de 2.600 ocorrências no continente, sobretudo queda de árvores e de estruturas e inundações, afetando principalmente os distritos de Leiria, Coimbra, Lisboa e Santarém, disse a Proteção Civil.
Uma pessoa morreu hoje em Vila Franca de Xira, Lisboa, após a queda de uma árvore em cima do automóvel em que seguia, na sequência do mau tempo, disse à Lusa fonte da proteção civil.
A GNR desmantelou uma fábrica clandestina de produção “massificada” de tabaco, em Vila Pouca de Aguiar, e deteve um homem de 47 anos, no âmbito de uma investigação que decorria desde setembro, foi hoje anunciado.
A Associação Protetora de Diabéticos de Portugal (APDP) recebeu 18.667 utentes no ano passado, mais 609 que em 2024, disponibilizando acompanhamento clínico e informações sobre a diabetes, revelaram hoje responsáveis da organização.
Cerca de 1.500 ocorrências foram registadas pela proteção civil entre as 00:00 e as 08:00 de hoje por causa do mau tempo, um número que deverá subir devido às muitas situações ainda não contabilizadas.
A Carris Metropolitana registou em 2025 um total de 194 milhões de passageiros transportados e sucessivos recordes de procura em todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), revelou esta terça-feira a empresa.