Videovigilância chega a Tavira para reforçar combate à criminalidade

A Câmara de Tavira, no distrito de Faro, vai instalar um sistema de videovigilância para reforçar a segurança pública na zona histórica da cidade, um meio auxiliar para a prevenção e combate à criminalidade, foi hoje anunciado.

© D.R.

O protocolo para a instalação do equipamento, com recurso a tecnologia de prevenção criminal, foi assinado na passada quinta-feira com a Polícia de Segurança Pública (PSP), informou em comunicado o município algarvio.

As câmaras de videovigilância vão ser instaladas na parte histórica da cidade, considerada uma “zona prioritária” devido às suas “características peculiares”, refere a autarquia do distrito de Faro.

A videovigilância pretende ser um instrumento auxiliar e complementar das forças de segurança, ficando a PSP responsável pelo manuseamento, monitorização e tratamento dos dados.

Segundo a Câmara de Tavira, o sistema “não substitui” a presença policial, mas atua como ferramenta complementar, com efeito dissuasor e capacidade de resposta rápida a ilícitos criminais, auxiliando na identificação de suspeitos de crimes.

A videovigilância respeita as regras constitucionais e os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, constituindo um reforço tecnológico para a segurança e proteção de pessoas, animais e bens, realça o município.

Tavira é o sexto município do Algarve a implementar equipamentos de videovigilância em espaços públicos, sistema que funciona já em Olhão, Portimão, Loulé, Faro e Albufeira.

Lagos e Lagoa são outros municípios algarvios que esperam avançar em breve com a instalação de sistemas de videovigilância em vários locais dos concelhos.

Últimas do País

Todas as dez freguesias de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, estão sem fornecidas de energia elétrica, com exceção de algumas zonas na sede de concelho, informou o presidente da Câmara Municipal.
Cerca de 198 mil clientes das E-Redes continuaram hoje às 13h00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
Mais de 400 pessoas deram entrada nas urgências do hospital de Leiria com traumas devido a situações relacionadas com acidentes em trabalhos de limpeza e reconstrução, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria.
Carregados de pás, vassouras e sacos do lixo, centenas de voluntários juntaram-se hoje em Leiria, junto ao estádio municipal, para limpar e reerguer este concelho da região Centro, bastante afetado pela depressão Kristin, contando com pessoas de todo o país.
Um homem e uma mulher detidos na sexta-feira na posse de 22,7 quilos de haxixe, estão em prisão preventiva, indicou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O furto de cabos e de gasóleo de geradores tem afetado a reposição do abastecimento de água no concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, disse hoje o vereador Eduardo Amaral, que manifestou revolta.
Cerca de 211 mil clientes da E-Redes continuavam hoje às 06:00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um período prolongado de chuva na próxima semana em todo o território continental, mas sobretudo no norte e centro, regiões atingidas pelo mau tempo nos últimos dias.
O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) reconheceu hoje que tem os próximos dois dias para preparar as albufeiras para a próxima semana, que será "muito complicada" face à previsão de chuva em todo o território continental.
Um serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vai estar encerrado no sábado, e três vão estar encerrados no domingo, sobretudo nas regiões de Lisboa e Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.