Feira do Queijo da Soalheira adiada. Vento danificou estruturas

© D.R.

A Feira do Queijo da Soalheira, no concelho do Fundão, prevista para o fim de semana, entre os dias 19 e 21, foi adiada, devido ao vento forte, que danificou várias estruturas, informou hoje a Câmara Municipal.

“Devido a condições meteorológicas adversas, ligadas ao vento forte, a organização da Feira do Queijo da Soalheira decidiu adiar a data da sua realização”, comunicou a Câmara do Fundão, no distrito de Castelo Branco, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

No mesmo comunicado é referido que “dada a previsão de vento para os próximos dias e o facto de se terem danificado várias estruturas, durante o período de montagem, fica adiada a realização do evento para data a definir”.

A 15.ª edição da Feira do Queijo da Soalheira, com a abertura prevista para sexta-feira, tem como objetivo “prestigiar o queijo” do concelho do Fundão “e os seus produtores”.

O programa incluía a realização das II Jornadas do Queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP), no dia 21, na mesma vila, uma iniciativa que visava “a discussão das características diferenciadoras dos queijos DOP, realçar a importância dos recursos endógenos e conhecer as técnicas”, salientou a autarquia.

No primeiro dia do certame estava prevista a atuação de Buba Espinho.

Últimas de Cultura

A Arte Equestre Portuguesa foi hoje classificada Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A Câmara de Paris homenageou a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís dando o seu nome a uma biblioteca, numa iniciativa para promover a literatura portuguesa contemporânea e a obra da autora com uma ligação a Paris.
Conflitos, imigração, INEM e polícia são algumas das dez palavras finalistas para a escolha de “A palavra do Ano”, uma iniciativa da Porto Editora para apurar os vocábulos mais pesquisados e que refletem os temas que marcaram o ano.
A Parques de Sintra-Monte da Lua foi distinguida nos World Travel Awards na categoria de “Melhor Empresa do Mundo em Conservação”, pelo 12.º ano consecutivo, desde 2013, anunciou hoje a sociedade que gere os monumentos e parques sintrenses.
O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai iniciar em 2025 uma expansão do parque dedicada à arquitetura contemporânea, num investimento de sete milhões de euros que inclui obras de Souto Moura, Siza Vieira e Koolhaas.
O único Pai Natal certificado da Península Ibérica vai levar, em dezembro, uma mensagem de boas festas e uma 'prendinha' didática às crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho de Vagos, anunciou a Câmara Municipal.
O presidente da Museus e Monumentos de Portugal mostrou-se hoje preocupado com o facto de vários equipamentos tutelados pela empresa pública em Lisboa estarem fechados para obras em 2025, coincidindo com uma campanha turística focada no património.
O Teatro Campo Alegre, no Porto, acolhe nos dias 29 e 30 a Mostra Estufa, uma iniciativa da companhia Erva Daninha, que funciona como "incubadora de novos criadores e propostas emergentes" de circo contemporâneo, foi hoje anunciado.
A obra de Jean Painlevé, pioneiro do cinema documental que desvendou a vida subaquática, é exposta pela primeira vez em Portugal, na Culturgest, em Lisboa, numa revelação do investigador da Sorbonne que foi parte do surrealismo francês.
A proposta da Arte Equestre Portuguesa a Património Imaterial da Humanidade vai ser analisada em dezembro, na reunião do Comité intergovernamental da UNESCO, em Assunção, no Paraguai, disse à agência Lusa fonte da candidatura.