Seis distritos do continente sob aviso amarelo

©D.R.

Os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de granizo e trovoada, segundo o IPMA.

Estes avisos vão estar em vigor até às 12:00 de hoje.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu também aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Porto, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste com 4 a 4,5 metros entre as 12:00 de hoje e as 12:00 de sexta-feira.

O aviso amarelo, o menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa da agitação marítima, as barras de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Ancara, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e Portinho da Ericeira estão fechadas a toda a navegação.

De acordo com dados disponíveis no ‘site’ da Marinha, a barras de Aveiro, Figueira da Foz e Viana do Castelo estão condicionadas.

O IPMA colocou também o grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) e o oriental (São Miguel e Santa Maria) sob aviso amarelo por causa da chuva, que pode ser por vezes forte e acompanhada de trovoada até às 03:00 de sexta-feira.

O instituto emitiu ainda aviso amarelo para os grupos ocidental e central (Terceira, Graciosa, Faial, Pico e S. Jorge) atendendo à previsão de agitação marítima entre as 18:00 de hoje e as 00:00 de sábado.

Estes dois grupos estão ainda sob aviso amarelo por causa do vento.

No grupo ocidental vai estar em vigor até às 18:00 de hoje e no grupo central entre as 15:00 de hoje e as 12:00 de sábado.

Últimas do País

Uma pessoa morreu hoje em Vila Franca de Xira, Lisboa, após a queda de uma árvore em cima do automóvel em que seguia, na sequência do mau tempo, disse à Lusa fonte da proteção civil.
A GNR desmantelou uma fábrica clandestina de produção “massificada” de tabaco, em Vila Pouca de Aguiar, e deteve um homem de 47 anos, no âmbito de uma investigação que decorria desde setembro, foi hoje anunciado.
A Associação Protetora de Diabéticos de Portugal (APDP) recebeu 18.667 utentes no ano passado, mais 609 que em 2024, disponibilizando acompanhamento clínico e informações sobre a diabetes, revelaram hoje responsáveis da organização.
Cerca de 1.500 ocorrências foram registadas pela proteção civil entre as 00:00 e as 08:00 de hoje por causa do mau tempo, um número que deverá subir devido às muitas situações ainda não contabilizadas.
A Carris Metropolitana registou em 2025 um total de 194 milhões de passageiros transportados e sucessivos recordes de procura em todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), revelou esta terça-feira a empresa.
O Grupo Vita, nomeado pela Igreja para receber queixas de abusos e apoiar as vítimas, alertou hoje que persistem "assimetrias de poder" e "perceções distorcidas" sobre o papel dos sacerdotes, que favorecem novos casos.
A Proteção Civil decidiu elevar o estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, para fazer face a nova depressão meteorológica que atravessará Portugal na próxima madrugada.
A Polícia Judiciária (PJ) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) detiveram 38 pessoas no âmbito de uma operação da Interpol de combate ao tráfico de pessoas.
A cidade de Lisboa registou, entre as 21:00 de segunda-feira e as 13:00 de hoje, um total de 56 ocorrências relacionadas com o mau tempo, sobretudo quedas de árvores, revelou o diretor do Serviço Municipal de Proteção Civil.
A falta de uma rede de rebocadores de salvamento e emergência em Portugal, ao contrário do que sucede em Espanha, contraria a vocação marítima do país, disse hoje o vice-presidente da comunidade portuária da Figueira da Foz.