Sismo de magnitude 6,2 atinge o leste do Japão

© D.R.

Um sismo de magnitude 6,2 na escala de Richter atingiu esta quarta-feira a costa leste do Japão. Autoridades não emitiram alerta tsunami. Não há registo de danos significativos ou de vítimas mortais.

Um terremoto de magnitude 6,2 na escala de Richter atingiu esta quarta-feira a costa leste do Japão, sem que as autoridades tenham acionado o alerta de tsunami, registado danos significativos ou vítimas mortais.

O sismo foi registado às 4h47 de quinta-feira (19h47 desta quarta-feira em Lisboa) a cerca de 30 km de profundidade perto da costa de Chiba, a noroeste de Tóquio, segundo avançou a Agência Meteorológica do Japão.

Segundo noticia a agência Efe, em várias localidades da região de Chiba, o terremoto alcançou o nível cinco baixo da escala japonesa, que tem um máximo de sete e procura medir a agitação da superfície e as zonas afetadas, mais do que medir a intensidade do tremor.

O sismo também se fez sentir com intensidade na capital japonesa, Tóquio, e nos arredores.

Desconhece-se ainda a eventual existência de danos materiais ou de vítimas.

O Japão assenta sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma das maiores zonas de atividade sísmica e vulcânica do mundo e sofre terremotos com relativa frequência.

Últimas do Mundo

O ministro das Finanças da Irlanda e atual presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, foi hoje reeleito líder do fórum informal dos governantes da moeda única, após os outros dois concorrentes se terem retirado da ‘corrida’.
O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Mao Ning, acusou o dalai-lama de estar "há muito tempo envolvido em atividades separatistas contra a China sob disfarce religioso" e de tentar "separar o Tibete da China"
A Polónia restabeleceu os controlos fronteiriços com a Alemanha e a Lituânia à meia-noite de domingo (23:00 em Lisboa), uma decisão que visa conter o fluxo de imigração ilegal.
Centenas de banhistas parisienses deram hoje um mergulho no Sena pela primeira vez desde 1923, o culminar de uma limpeza do icónico rio da capital francesa que começou com os Jogos Olímpicos de 2024.
A Polónia vai destacar cinco mil militares para os controlos fronteiriços com a Alemanha e a Lituânia, a partir de segunda-feira até pelo menos até 5 de agosto, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A ilha italiana da Sicília vai acolher o primeiro centro de formação para pilotos de caças F-35 fora dos Estados Unidos, anunciou hoje o ministro da Defesa de Itália, Guido Crosetto.
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, considerou hoje "uma vergonha" a Marcha do Orgulho Gay, que reuniu no sábado nas ruas de Budapeste dezenas de milhares de pessoas, apesar da proibição da polícia.
A Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), reunida esta semana no Porto, pediu hoje "atenção internacional urgente" para o rapto, deportação e "russificação" de crianças ucranianas.
Mais de 50.000 pessoas foram deslocadas temporariamente na Turquia devido a incêndios florestais que têm afetado as províncias de Esmirna, Manisa (oeste) e Hatay (sudeste), anunciou esta segunda-feira a Agência Turca de Gestão de Catástrofes (AFAD).
A Força Aérea polaca ativou todos os recursos disponíveis no sábado à noite durante o ataque russo ao território ucraniano, uma vez que a ofensiva russa afetou territórios próximos da fronteira com a Polónia.