Sete concelhos do distrito de Faro em perigo muito elevado de incêndio

© D.R.

Sete concelhos do distrito de Faro apresentam hoje perigo muito elevado de incêndio rural, num dia em que as temperaturas máximas vão estar altas, com Évora chegar aos 39 graus e Beja aos 38, segundo o IPMA.

Em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também mais de 40 concelhos do centro e sul do continente (Faro, Beja, Évora, Setúbal, Lisboa, Santarém, Portalegre e Castelo Branco) em perigo elevado de incêndio.

Segundo o IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até terça-feira.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, aumentando temporariamente de nebulosidade no interior durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos e de trovoada nas regiões montanhosas.

Está também previsto vento em geral fraco a moderado, possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Norte e Centro, pequena subida da temperatura mínima e da máxima no interior.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Viseu, Bragança e Leiria) e os 23 (em Faro e Portalegre) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 39 (em Évora).

Últimas do País

Todas as dez freguesias de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, estão sem fornecidas de energia elétrica, com exceção de algumas zonas na sede de concelho, informou o presidente da Câmara Municipal.
Cerca de 198 mil clientes das E-Redes continuaram hoje às 13h00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
Mais de 400 pessoas deram entrada nas urgências do hospital de Leiria com traumas devido a situações relacionadas com acidentes em trabalhos de limpeza e reconstrução, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria.
Carregados de pás, vassouras e sacos do lixo, centenas de voluntários juntaram-se hoje em Leiria, junto ao estádio municipal, para limpar e reerguer este concelho da região Centro, bastante afetado pela depressão Kristin, contando com pessoas de todo o país.
Um homem e uma mulher detidos na sexta-feira na posse de 22,7 quilos de haxixe, estão em prisão preventiva, indicou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O furto de cabos e de gasóleo de geradores tem afetado a reposição do abastecimento de água no concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, disse hoje o vereador Eduardo Amaral, que manifestou revolta.
Cerca de 211 mil clientes da E-Redes continuavam hoje às 06:00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um período prolongado de chuva na próxima semana em todo o território continental, mas sobretudo no norte e centro, regiões atingidas pelo mau tempo nos últimos dias.
O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) reconheceu hoje que tem os próximos dois dias para preparar as albufeiras para a próxima semana, que será "muito complicada" face à previsão de chuva em todo o território continental.
Um serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vai estar encerrado no sábado, e três vão estar encerrados no domingo, sobretudo nas regiões de Lisboa e Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.