Flores e Corvo com aviso laranja devido a precipitação forte

© D.R.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje para laranja o aviso emitido para o grupo Ocidental dos Açores, devido à previsão, a partir do final do dia, de intensificação da precipitação.

“A passagem de uma depressão com um sistema frontal associado irá provocar um agravamento do estado do tempo, em especial nas ilhas do grupo Ocidental”, adianta um comunicado da delegação do IPMA nos Açores, assinado pela meteorologista Carolina Medeiros.

Segundo o IPMA, a chuva poderá ser forte nas ilhas das Flores e Corvo “a partir do final do dia de hoje”, pelo que eleva para laranja o nível de alerta naquele grupo do arquipélago açoriano.

O IPMA tinha emitido aviso amarelo para as ilhas das Flores e Corvo, que compõem o grupo Ocidental dos Açores, elevando agora para laranja, o segundo mais grave da escala, emitido em “situação meteorológica de risco moderado a elevado”.

Assim, as ilhas das Flores e Corvo vão estar sob aviso laranja entre as 18:00 de hoje e as 00:00 de quarta-feira, período em que poderá ocorrer precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada.

O IPMA emitiu ainda avisos amarelos para as ilhas dos grupos Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) e Oriental (São Miguel e Santa Maria) por causa da precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

Para o grupo Central o aviso amarelo vai vigorar entre as 18:00 de hoje e as 12:00 de quarta-feira.

Em São Miguel e Santa Maria o aviso amarelo vai estar ativo entre as 18:00 de hoje e as 09:00 de quarta-feira, acrescenta o comunicado do IPMA.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção.

A Proteção Civil dos Açores aconselha, entre outras medidas, a consolidação de telhados, portas e janelas, assim como a limpeza dos sistemas de drenagem adjacentes às residências.

Guardar os objetos soltos do jardim, fechar bem portas, janelas e persianas, são outras das medidas recomendadas pela Proteção Civil no seu ‘site’ oficial na internet.

A Proteção Civil açoriana desaconselha ainda a circulação sem necessidade, tendo em conta a possibilidade de formação de lençóis de água.

Últimas do País

A operação de Natal da PSP e GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro.
Os distritos de Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo durante a noite devido à queda de neve, enquanto Faro tem o mesmo alerta para a tarde de hoje, mas devido à previsão de forte precipitação.
A Urgência Pediátrica do hospital de Évora está hoje a funcionar com equipa incompleta, o que pode provocar "tempos de espera mais elevados" para doentes sem referenciação, divulgou a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).
Cerca de 6.200 vítimas de violência doméstica têm atualmente teleassistência, conhecida como 'botão de pânico', indicou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que em 2026 assume a responsabilidade plena pelo sistema.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo as nove ilhas dos Açores devido à previsão de "precipitação por vezes forte" a partir da madrugada.
Os serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia encontram-se hoje encerrados nos hospitais de Portimão, do Barreiro e de Abrantes, de acordo com a informação divulgada no portal do Serviço Nacional de Saúde às 08h30.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam hoje tempos de espera de quase 12 horas para a primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A covid-19 e o recenseamento automático dos portugueses no estrangeiro desenvolvem para aumentar a taxa de abstenção nas eleições presidenciais, com 60,76% dos candidatos a não votarem em 2021, ano da reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa.
Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.
As livrarias portuguesas já se podem candidatar à segunda edição do cheque-livro e os jovens nascidos em 2007 ou 2008 poderão levantar o seu ‘voucher’ de 30 euros a partir de 02 de janeiro, anunciou hoje o governo.