Ministro do Ambiente alerta para falta de água crítica no sul do país

© D.R

A falta de água nas bacias do Alentejo é crítica desde 2015 e no Algarve desde 2020, alertou hoje o ministro do Ambiente, lembrando que na última década sete anos foram secos.

Falando numa audição parlamentar regimental, Duarte Cordeiro referiu as alterações climáticas e a gestão da água, fazendo um ponto da situação do que está a ser feito no Algarve e no Alentejo.

No Algarve, com 200 milhões de euros de investimento, foram apresentadas 34 candidaturas para reduzir as perdas no setor urbano da distribuição de água, das quais foram aprovadas 22, estando 12 em análise.

Nos aproveitamentos hidroagrícolas do Sotavento, do Alvor e de Silves estão em curso projetos de execução e já foram recebidas quatro candidaturas para melhoria do regadio privado.

Duarte Cordeiro disse ainda que foi lançada uma empreitada para a construção de 50 piezómetros (equipamento para monitorizar níveis de água nos aquíferos) e que ainda este ano devem começar as obras para aproveitar as águas residuais das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vilamoura, da Quinta do Lago, da Boavista e de Albufeira.

Depois começa este verão a obra de duplicação da capacidade de transporte de água entre as barragens do Sotavento e do Barlavento, já terminou a obra de captação do volume morto da barragem de Odeleite, e já começou o processo de avaliação ambiental do projeto da central dessalinizadora de Albufeira, devendo começar este mês o da captação de água no Pomarão.

Quanto ao Alentejo, foi apresentado o Plano de Eficiência Hídrica, que prevê investimentos de 993 milhões de euros, essencialmente para a agricultura.

A maior parte das medidas, disse o ministro, são concretizáveis até 2027.

Este verão, afirmou, é lançada a empreitada para ligar a barragem de Monte da Rocha ao Alqueva.

O ministro do Ambiente salientou que o sul do país é a zona mais afetada pela falta de água mas lembrou os sete anos secos dos últimos 10, e que entre 2019 e 2022 os anos foram todos secos e quentes (temperatura do ar elevada e precipitação abaixo da média).

“Dos 30 anos mais quentes, em Portugal Continental, considerando o período entre 1931 e 2022, verifica-se que 22 ocorreram depois de 1990 e 15 desde 2000. O ano de 2022 foi o mais quente dos últimos 92 anos”, alertou também.

Últimas de Política Nacional

Exigir que todos cumpram a lei passou a dar multa. O Tribunal Local Cível de Lisboa mandou retirar os cartazes de André Ventura e proibiu o candidato presidencial de repetir a mensagem, numa decisão que Ventura considera ser censura política.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou hoje os decretos da lei da nacionalidade, na sequência das inconstitucionalidades decretadas pelo Tribunal Constitucional, devolvendo-os à Assembleia da República.
O candidato presidencial Luís Marques Mendes divulgou hoje uma lista com os 22 clientes da sua empresa, na qual se encontram prestações de serviços em consultoria, comentários e participações em conferências, e que inclui a construtora de Famalicão Alberto Couto Alves.
A Autoridade Tributária classificou como “antiga” uma moradia reconstruída em 2024 pertencente ao ministro da Presidência, António Leitão Amaro, permitindo-lhe pagar menos de metade do IMI devido.
Luís Marques Mendes encerrou a sua empresa familiar e mantém silêncio sobre clientes, contactos e serviços que lhe renderam centenas de milhares de euros.
Foi distinguido oficialmente pelo Estado, elogiado em Diário da República pela ex-ministra da Justiça e apresentado como um quadro exemplar da governação. Meses depois, Paulo Abreu dos Santos está em prisão preventiva, suspeito de centenas de crimes de pornografia de menores e de abusos sexuais contra crianças.
O presidente da Assembleia da República decidiu hoje não remeter ao Ministério Público o caso da adulteração da assinatura da deputada socialista Eva Cruzeiro, considerando não atingir o patamar de crime, embora se trate de ato censurável.
André Ventura defende hoje em tribunal que os cartazes que visam os ciganos são uma mensagem política legítima cujas exceções ou retirada representaria um “precedente gravíssimo” e que os autores da ação pretendem um “julgamento político” da sua atividade.
O candidato presidencial André Ventura afirmou que Luís Marques Mendes está “condicionado”, considerando que as verbas recebidas pelos concorrentes a Belém como consultores não são uma questão menor.
A averiguação preventiva à Spinumviva, empresa da família do primeiro-ministro Luís Montenegro, foi arquivada na terça-feira, anunciou hoje a Procuradoria-Geral da República (PGR).