Desmantelada rede que se dedicava ao envio de droga para a Europa

©D.R.

A Polícia Judiciária (PJ) juntamente com autoridades de outros países desmantelaram uma rede internacional que se dedicava ao envio de grandes quantidades de cocaína para a Europa, no âmbito de uma operação que durava desde 2022.

Em comunicado, a PJ adianta que no último ano e meio foram detidas sete pessoas de diferentes nacionalidades e apreendidos 2.200 quilos de cocaína, elevada quantia de dinheiro, imóveis, viaturas e outros objetos.

A operação denominada Opatija, na qual participou a PJ juntamente com as autoridades do Brasil, Croácia, França, Polónia, Espanha, Eslovénia, Estados Unidos e Sérvia, foi iniciada em janeiro de 2022.

A estrutura criminosa atuava em vários países e foi desmantelada com o apoio do Maritime Analisys and Operations Centre – Narcotics (MAOC-N) e a coordenação da Europol.

De acordo com uma nota da Interpol, no dia 24 de agosto foram realizadas 15 buscas domiciliárias, seis detenções e foram apreendidas 2,7 toneladas de cocaína, veículos topos de gama, relógios de luxo e mais de 550.000 euros em dinheiro

Um elevado número de contas bancárias e imóveis foram bloqueados durante a investigação financeira.

Na nota, a Interpol adianta que os investigadores identificaram um cidadão sérvio como um dos principais organizadores da rede criminosa.

Em 2022, as autoridades sérvias “iniciaram uma investigação sobre este cartel de droga, que se pensa estar envolvido no tráfico em grande escala de cocaína da América do Sul para a UE, designadamente do Brasil”, refere a PJ na nota.

A operação envolveu outros países do continente europeu, entre os quais Portugal, que participou em ações de vigilância e recolha de informação relevante para o desfecho da operação.

Últimas do País

Em causa estará a alegada exclusão de formalismos legais na contratação pública de eventos durante o mandato anterior, com indícios de favorecimento reiterado das mesmas empresas.
O diretor do Departamento de Formação do INEM, o médico Miguel Soares de Oliveira, apresentou a sua demissão do cargo, confirmou hoje o instituto, sem avançar as razões para essa saída.
O Tribunal de Aveiro condenou hoje a uma pena suspensa de cinco anos de prisão um homem por ter abusado sexualmente de uma criança, de 13 anos, sua enteada.
Mais de 400 papagaios-do-mar encontrados mortos na costa portuguesa nos últimos dias foram contabilizados pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA BirdLife), que suspeita que o fenómeno esteja relacionado com as tempestades das últimas semanas.
O Tribunal de Aveiro condenou hoje a uma pena suspensa de dois anos e meio de prisão um homem de 57 anos por ter ateado um incêndio florestal em Albergaria-a-Velha, em julho de 2025.
Uma petição contra a “maioridade digital” proposta pelo PSD já ultrapassou as mil assinaturas e acusa o diploma de abrir caminho a um sistema de controlo e censura nas redes sociais. O debate sobre privacidade, proteção de menores e liberdade digital promete aquecer o Parlamento.
A Proteção Civil alertou hoje para a possibilidade de chuva forte durante o fim do dia de hoje e sexta-feira nas zonas de Lisboa, do Oeste, e da península de Setúbal, com risco de cheias rápidas.
O Ministério Público (MP) e a Polícia Judiciária Militar estão a realizar hoje buscas em instalações da Força Aérea e da Marinha, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa.
O abastecimento de água está restabelecido em zonas de Godim e Régua, depois de um deslizamento de terras ter afetado um reservatário e ter levado à retirada de oito moradores de quatro casas, disseram hoje fontes oficiais.
Cerca de duas dezenas de pescadores e mariscadores concentraram-se hoje na margem sul da Lagoa de Óbidos, alertando para atrasos no pagamento de compensações pela suspensão da atividade e reivindicar dragagens de desassoreamento.