Portugal e Estados Unidos discutem segurança atlântica nos Açores

Portugal e Estados Unidos discutiram hoje em Angra do Heroísmo, nos Açores, a segurança transatlântica, bem como questões económicas, de saúde e de ciência e tecnologia, no âmbito da 50ª sessão da Comissão Bilateral Permanente, anunciou a embaixada norte-americana.

© D.R.

Os dois países analisaram o investimento por parte do Departamento de Defesa dos EUA, de mais de 23 milhões de dólares (cerca de 20 milhões de euros), em infraestruturas e serviços da Base das Lajes ao longo deste ano, a maior despesa neste setor desde 2006, de acordo com um comunicado da embaixada dos EUA em Portugal.

“Estes investimentos apoiam a economia local e demonstram o compromisso de longa data do Departamento de Defesa norte-americano com os Açores, com a relação bilateral entre os EUA e Portugal na área da defesa, e com a segurança transatlântica”, pode ler-se no comunicado.

As duas delegações realçaram ainda a determinação em “aprofundar os laços económicos bilaterais e os investimentos nos domínios da energia, do clima, da saúde e das transições digitais”, segundo a embaixada norte-americana em Portugal.

Por outro lado, as duas partes deixaram claro a sua aposta em aproveitar as oportunidades de uma economia azul sustentável apoiada na investigação oceânica e nas novas tecnologias.

Estes objetivos já tinham sido reforçados pela visita de uma delegação comercial conjunta de empresas de energia, liderada pela embaixadora dos EUA em Portugal, Randi Charno Levine, que se deslocou a Washington e Nova Iorque em outubro.

As duas delegações também elogiaram a “estreita colaboração entre as Forças Armadas dos EUA e de Portugal, que permite a realização de missões de busca e salvamento a partir da Base das Lajes”, segundo a embaixada.

Nesta sessão da comissão bilateral, os dois países reiteraram a importância estratégica e a relevância histórica dos Açores para a relação bilateral.

“Os Açores ocupam um lugar especial nos nossos laços diplomáticos, na medida em que albergam o mais antigo consulado dos EUA em funcionamento contínuo no mundo,” afirmou a vice-secretária de Estado adjunta para os Assuntos Europeus e Euro-asiáticos, Jacqueline Ramos, que chefiou a delegação norte-americana, acompanhada pela vice-secretária de Estado Adjunta para os Assuntos de Segurança Internacional, Tressa Guenov, e pela embaixadora dos EUA em Portugal.

Últimas de Política Internacional

A NATO vai reforçar a vigilância e segurança no flanco leste da Aliança Atlântica, depois do incidente em que drones russos entraram no espaço aéreo da Polónia, anunciou hoje a organização.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, homenageou hoje, numa cerimónia solene no Pentágono, as vítimas dos atentados de 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque e Washington, que causaram cerca de 3.000 mortos.
O Presidente finlandês, Alexander Stubb, acusou hoje a Hungria e a Eslováquia de alimentarem a invasão da Ucrânia com as compras de recursos fósseis russos, durante uma visita à Ucrânia, ecoando críticas de Kiev.
A Comissão Europeia desembolsou hoje a oitava parcela do empréstimo de assistência macrofinanceira excecional (AMF), no valor de mil milhões de euros, de um total de 18,1 mil milhões de euros.
Peter Mandelson foi destituído do cargo de embaixador britânico nos Estados Unidos "com efeito imediato", na sequência de alegações sobre a sua relação com o abusador de menores norte-americano Jeffrey Epstein, comunicou hoje o Governo.
A Polónia, membro da União Europeia (UE) e da NATO, anunciou hoje que restringiu o tráfego aéreo na sua fronteira leste, após a invasão de cerca de 20 drones russos suspeitos no seu território.
O primeiro-ministro polaco anunciou esta quarta-feira que vai invocar o artigo 4.º do Tratado da NATO, que prevê consultas entre todos perante ameaças à segurança de um dos Estados-membros, na sequência da violação do seu espaço aéreo por drones russos.
A França regista hoje protestos que se fizeram sentir principalmente nos transportes e autoestradas, com mais de 100 detenções, a maioria em Paris, num dia em que estava previsto um bloqueio total convocado contra as medidas do Governo.
Manifestantes nepaleses incendiaram esta terça-feira o Parlamento na capital Katmandu, após a demissão do primeiro-ministro na sequência de protestos que causaram 19 mortos, anunciou um porta-voz da assembleia.
O Parlamento Europeu (PE) validou hoje o acordo entre a União Europeia (UE) e o Brasil que permite o intercâmbio de dados pessoais e não pessoais para combater a criminalidade grave e o terrorismo.