Listas do PS? São “totalmente amarradas ao tempo de António Costa”

O presidente do CHEGA, André Ventura, considerou hoje que as listas de candidatos a deputados apresentadas pelo PS são "totalmente amarradas ao tempo de António Costa" e revelam que o partido está "fechado em si próprio".

© Folha Nacional

“Temos uma lista totalmente de continuidade, totalmente amarrada ao tempo de António Costa”, afirmou.

Numa declaração aos jornalistas na Assembleia da República, o líder do CHEGA considerou que os candidatos do PS às eleições legislativas de 10 de março mostram que o partido “está fechado em si próprio” e “já não tem capacidade de recrutar na sociedade civil pessoas para ocupar cargos”.

André Ventura considerou que o secretário-geral do PS optou por “uma linha de continuidade, apesar de ter prometido um registo diferente e um estilo diferente”.

“Pedro Nuno Santos prometeu renovação, ambição, que conciliasse experiência e juventude. Juventude é coisa não existe muito, experiência há, mas é má”, criticou, apontando que “não quer inovar e não traz nada de novo”.

Considerando que “isto é o Governo que caiu a ser transportado para a Assembleia da República”, o presidente do CHEGA afirmou que são as listas de “quem quer manter o Governo de António Costa”.

As listas de candidatos do PS às eleições legislativas antecipadas de 10 de março foram aprovadas em Comissão Política Nacional com 84% de votos a favor, 13% de abstenções e 3% de votos contra, tendo obtido “apenas três votos contra num total de 86 votantes”, segundo o partido.

De acordo com a mesma nota, “face ao ano de 2022, o PS apresenta-se a eleições com uma ampla renovação de cabeças de lista (cerca de 50%) e preservando a marca da igualdade de género (45%, ou seja 10 dos cabeças de lista são mulheres)”.

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, será o cabeça de lista no círculo de Aveiro. A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, será a número um em Lisboa e Francisco Assis, atual presidente do Conselho Económico e Social (CES), o primeiro candidato dos socialistas no Porto.

José Luís Carneiro, principal adversário de Pedro Nuno Santos nas diretas de 15 e 16 de dezembro, vai encabeçar a lista do PS em Braga.

O líder parlamentar Eurico Brilhante Dias será cabeça de lista por Leiria e a ministra Ana Abrunhosa por Coimbra, Marina Gonçalves por Viana do Castelo, Francisco César pelos Açores, Jamila Madeira por Faro, Ana Catarina Mendes por Setúbal, Alexandra Leitão por Santarém, Ana Mendes Godinho pela Guarda e Augusto Santos Silva pelo círculo Fora da Europa, entre outros.

 

Últimas de Política Nacional

Afonso Camões apresentou esta terça-feira a demissão do cargo de mandatário distrital da candidatura de Henrique Gouveia e Melo, justificando a decisão com a necessidade de evitar “embaraços” ao ex-chefe da Marinha na corrida a Belém.
Portugal arrecadou 5,9 mil milhões de euros em impostos ambientais em 2024, alcançando o valor mais elevado de sempre e um crescimento de 4,2% face a 2023.
A sondagem ICS/ISCTE mostra Ventura a liderar nos atributos “líder forte” (22%) e “preocupação com as pessoas” (19%), superando os restantes candidatos.
Todos os autarcas do PSD que integraram o executivo da Junta de Freguesia de Fátima no mandato de 2017-2021 foram constituídos arguidos no âmbito do processo relativo às obras da Casa Mortuária de Fátima, estando acusados do crime de peculato.
O partido CHEGA alertou para os "graves prejuízos" causados pelo vírus da língua azul nas explorações de ovinos no Alentejo e questionou o Governo sobre medidas para travar a doença e apoios aos criadores.
Ribeiro e Castro, antigo líder do CDS e presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, criticou duramente o Governo, afirmando sentir “embaraço” por ter votado AD.
As subvenções vitalícias atribuídas a antigos responsáveis políticos e ex-juízes do Tribunal Constitucional deverão representar um encargo de 10,57 milhões de euros em 2026, valor que traduz uma subida próxima de 19% face aos 8,9 milhões orçamentados para 2025. Trata-se da despesa mais elevada desde 2019.
André Ventura reafirmou que pretende usar a Presidência da República como ponto de partida para uma mudança profunda no país. Em entrevista com Pedro Santana Lopes, no programa Perceções e Realidades do NOW, o candidato presidencial apoiado pelo CHEGA afirmou já estar habituado a enfrentar “todos contra nós”.
O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, disse hoje, depois de visitar Marcelo Rebelo de Sousa no Hospital de São João, no Porto, onde o chefe de Estado foi operado, que não o vai substituir no cargo.
O Ministério Público questionou a alegada deslocação do antigo primeiro-ministro José Sócrates aos Emirados Árabes Unidos, admitindo que a viagem, a ter acontecido, poderá fazer parte de um plano de fuga e que as medidas de coação podem mudar.