Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu mais de 280 mil chamadas em quatro anos

A Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu em quatro anos mais de 280 mil chamadas e mais de 19 mil foram realizadas por profissionais de saúde, segundo dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

©SNS

Numa nota hoje divulgada, os SPMS explicam que este serviço de aconselhamento psicológico, lançado a 01 de abril de 2020, durante a fase inicial da pandemia de covid-19, “tem desempenhado um papel fundamental na prestação de apoio emocional e psicológico em todo o país”.

O número de utentes atendidos na Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS 24 tem aumentado todos os anos, passando das 50 mil chamadas, em 2020, para 64.500, em 2023.

No primeiro trimestre deste ano já foram recebidas mais de 15 mil chamadas de utentes.

Em 2022, este serviço passou também a estar disponível em inglês, tendo atendido 4.885 chamadas nesta língua.

A LAP foi lançada através de um trabalho conjunto entre os SPMS e a Ordem dos Psicólogos Portugueses e tem sido “um exemplo de cooperação”, fornecendo uma “resposta imediata” às necessidades urgentes de acompanhamento psicológico da população, acrescenta o comunicado.

O atendimento é realizado exclusivamente por psicólogos, que lidam com uma variedade de questões, como sintomas associados à ansiedade, agravamento de psicopatologia prévia e crises emergentes.

Os SPMS destacam que, nestes últimos casos, a linha “desempenha um papel essencial na identificação e encaminhamento de situações que representam perigo para o próprio utente ou para terceiros, transferindo a chamada para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro necessários”.

Por outro lado, acrescentam, o psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, “se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou caso o utente apresente outro tipo de sintomatologia”.

Esta resposta de proximidade em saúde mental está disponível todos os dias do ano.

Últimas do País

Dez distritos do litoral do continente estão esta terça-feira sob aviso vermelho, até às 21h00, devido à agitação marítima forte, com ondas que podem chegar aos 14 metros, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Tribunal Central Criminal de Lisboa condenou hoje a 25 anos de cadeia, em cúmulo jurídico, o homem acusado por um triplo homicídio numa barbearia na Penha de França.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Estarreja, no distrito de Aveiro, um jovem de 18 anos suspeito de partilhar na Internet vídeos e fotografias contendo crianças em práticas sexuais com adultos.
Mais de 610 mil clientes da E-Redes estavam às 11:00 sem energia elétrica em Portugal continental, sendo Leiria, com cerca de metade dos clientes afetados, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, os distritos mais afetados, segundo a empresa.
A passagem da depressão Kristin causou hoje cerca de 2.600 ocorrências no continente, sobretudo queda de árvores e de estruturas e inundações, afetando principalmente os distritos de Leiria, Coimbra, Lisboa e Santarém, disse a Proteção Civil.
Uma pessoa morreu hoje em Vila Franca de Xira, Lisboa, após a queda de uma árvore em cima do automóvel em que seguia, na sequência do mau tempo, disse à Lusa fonte da proteção civil.
A GNR desmantelou uma fábrica clandestina de produção “massificada” de tabaco, em Vila Pouca de Aguiar, e deteve um homem de 47 anos, no âmbito de uma investigação que decorria desde setembro, foi hoje anunciado.
A Associação Protetora de Diabéticos de Portugal (APDP) recebeu 18.667 utentes no ano passado, mais 609 que em 2024, disponibilizando acompanhamento clínico e informações sobre a diabetes, revelaram hoje responsáveis da organização.
Cerca de 1.500 ocorrências foram registadas pela proteção civil entre as 00:00 e as 08:00 de hoje por causa do mau tempo, um número que deverá subir devido às muitas situações ainda não contabilizadas.
A Carris Metropolitana registou em 2025 um total de 194 milhões de passageiros transportados e sucessivos recordes de procura em todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), revelou esta terça-feira a empresa.