Portugal pode ser suspenso do espaço Schengen por não cumprir as regras de imigração

O Governo português assumiu, no passado dia 10 de maio, que Portugal se encontra em risco de ser suspenso do espaço Schengen.

© D.R.

Em entrevista ao Jornal Expresso, o Ministro da Presidência diz que tudo se deve ao facto de haver um atraso na instalação do novo sistema de controlo de fronteiras que tem de ser validado em julho.

António Leitão Amaro admitiu que seria um “enorme problema para o turismo português” caso o bloqueio ao Espaço Schengen seja efetivado.

O governante responsabiliza o anterior Governo por não ter lançado o concurso para a compra de equipamentos, que terão de ser adquiridos por ajuste direto para que Portugal não seja suspenso.

Diz a SÁBADO que para a validação estar pronta em julho, Portugal terá uma despesa de três milhões de euros (juntando aos vinte e cinco milhões da compra dos sistemas) e que os procedimentos já se encontram a ser geridos pelo Sistema de Segurança Interna.

Em causa estão serviços como os Sistemas de Entradas e Saídas (SES) e o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (ETIAS).

Últimas de Política Nacional

A mais recente tracking poll da Pitagórica para a CNN Portugal mostra o candidato do CHEGA como o nome mais apontado como favorito pelos portugueses para vencer as Presidenciais de 2026, com António José Seguro e Marques Mendes empatados atrás de Ventura.
André Ventura alertou para uma realidade que considera inaceitável na saúde pública portuguesa: falta de macas, doentes no chão e improviso nas urgências. Para o candidato presidencial, estes episódios mostram um SNS sem respostas para situações básicas.
O candidato presidencial e líder do CHEGA remeteu hoje para “a consciência” do presidente do PSD e primeiro-ministro uma decisão sobre um eventual apoio à sua candidatura, num cenário de segunda volta que o opôs a António José Seguro.
O número de eleitores recenseados para as eleições de 18 de janeiro é de 11.039.672, mais 174.662 votantes do que nas presidenciais de 2021, segundo a atualização final do recenseamento eleitoral.
Sem voto postal e com queixas de boletins que não chegam, um em cada seis eleitores pode ficar fora das presidenciais. A Folha Nacional sabe que cidadãos portugueses no estrangeiro estão a alertar para falhas no processo.
O candidato presidencial apoiado pelo CHEGA lamentou hoje a “inoportunidade” do Conselho de Estado, no qual vai participar, e onde pretende transmitir ao Presidente da República que devia ter tido uma “ação firme” com o Governo na saúde.
O presidente da República promulgou, esta quinta-feira, o diploma que prevê a centralização dos serviços de urgência externa no Serviço Nacional de Saúde (SNS), as chamadas urgências de âmbito regional.
O candidato presidencial André Ventura afirmou que o primeiro-ministro ignorar um pedido de demissão de um ministro feito pelo Presidente da República resultaria num “cenário de conflito aberto”.
O Conselho de Estado vai reunir-se hoje, no Palácio de Belém, para analisar a situação internacional e em particular na Ucrânia, tema que motivou a convocatória do Presidente da República, ao qual entretanto juntou a Venezuela.
Depois de três mortes em 24 horas à espera de socorro, Pedro Pinto acusou o Governo de incompetência e de conduzir o SNS para um colapso sem precedentes.