Ministério dos Negócios Estrangeiros vandalizado por protesto pró-Palestina

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) foi vandalizado hoje de madrugada por alegados ativistas climáticos/pró-Palestina, que partiram janelas e pintaram a bandeira da Palestina pintada na sua fachada, confirmou a assessoria do MNE.

© Facebook da Climáximo

 

“Confirmo que partiram janelas e que pintaram uma bandeira da Palestina na fachada” do edifício, confirmou a assessoria de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros à Lusa.

Segundo ainda a assessoria do MNE, “foi feita queixa às autoridades” competentes sobre o incidente.

Num comunicado enviado à Lusa, o auto-denominado Coletivo pela Libertação da Palestina declarou que um grupo de manifestantes cometeu os atos no Ministério dos Negócios Estrangeiros, situado no Largo do Rilvas, em Lisboa, partindo janelas, pintando uma bandeira da Palestina e a frase “08 de junho”.

Alegaram protestar “contra a inação e cumplicidade do Governo português” e declararam-se “em solidariedade com o Coletivo pela Libertação da Palestina, com o Climáximo e com o movimento ‘Fim ao Genocídio, Fim ao Fóssil'”.

De acordo com a nota do Coletivo, “na fachada (do MNE) foi também escrito ‘08 de junho’, numa alusão à marcha ‘Unidas Contra o Colapso’, que irá ocorrer este sábado.

Esta marcha reivindica o corte de todas as relações das instituições da União Europeia (UE) e dos países europeus com Israel.

Últimas do País

A produção de vinho em Portugal teve uma quebra de 14% na campanha de 2025/2026, para 5,9 milhões de hectolitros, segundo dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).
O Hospital de Vila Franca de Xira tem mais de 80 camas contratualizadas para doentes que já tiveram alta clínica, num investimento superior a seis milhões de euros por ano, revelou hoje o presidente do conselho de administração.
Os preços dos bilhetes nos serviços CP vão aumentar, em média, 2,26% em 2026, mas o custo dos passes não vai ter alterações, anunciou hoje a empresa.
O bolo-rei foi a última grande mudança na ceia de Natal tradicional portuguesa. Mais de 100 anos depois de sua introdução, o investigador acredita que este doce poderá começar a perder a centralidade que conquistou.
A GNR e a PSP detiveram nos últimos quatro dias uma média de 76 condutores por dia por excesso de álcool no sangue, no âmbito de operações de fiscalização mais rigorosos em virtude da quadra festiva.
Sete distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à interferência marítima, indicou hoje ao início da tarde o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O bombeiro suspeito de violência doméstica em Machico, na Madeira, detido em agosto e sujeito inicialmente à medida de coação de prisão preventiva, foi perdoado pela vítima e o processo foi suspenso.
A Polícia Judiciária (PJ) detectou hoje no Porto o advogado Paulo Topa, confirmou à Lusa fonte da polícia, tendo a diligência ocorrida no âmbito de uma investigação por desvio de fundos.
A SOS Amianto - Associação Portuguesa de Proteção Contra o Amianto alertou hoje que Portugal falhou o prazo para a transposição da diretiva europeia que obriga à redução do limite de exposição dos trabalhadores ao amianto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve no sábado em Lisboa um homem de 38 anos que era alvo de um Mandado de Detenção Europeu pela prática de Furtos Qualificados e Burlas Informáticas, anunciou hoje a PSP.