Ministério dos Negócios Estrangeiros vandalizado por protesto pró-Palestina

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) foi vandalizado hoje de madrugada por alegados ativistas climáticos/pró-Palestina, que partiram janelas e pintaram a bandeira da Palestina pintada na sua fachada, confirmou a assessoria do MNE.

© Facebook da Climáximo

 

“Confirmo que partiram janelas e que pintaram uma bandeira da Palestina na fachada” do edifício, confirmou a assessoria de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros à Lusa.

Segundo ainda a assessoria do MNE, “foi feita queixa às autoridades” competentes sobre o incidente.

Num comunicado enviado à Lusa, o auto-denominado Coletivo pela Libertação da Palestina declarou que um grupo de manifestantes cometeu os atos no Ministério dos Negócios Estrangeiros, situado no Largo do Rilvas, em Lisboa, partindo janelas, pintando uma bandeira da Palestina e a frase “08 de junho”.

Alegaram protestar “contra a inação e cumplicidade do Governo português” e declararam-se “em solidariedade com o Coletivo pela Libertação da Palestina, com o Climáximo e com o movimento ‘Fim ao Genocídio, Fim ao Fóssil'”.

De acordo com a nota do Coletivo, “na fachada (do MNE) foi também escrito ‘08 de junho’, numa alusão à marcha ‘Unidas Contra o Colapso’, que irá ocorrer este sábado.

Esta marcha reivindica o corte de todas as relações das instituições da União Europeia (UE) e dos países europeus com Israel.

Últimas do País

O presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, denunciou hoje o furto de 15 peças que fixam as comportas que integram o sistema de drenagem para evitar as inundações na cidade.
Seis distritos do litoral norte e centro de Portugal vão estar na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de melhorias marítimas, disse hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os Agricultores do Norte registaram 1.695 declarações de prejuízos devidos ao mau tempo, numa estimativa de 25 milhões de euros, das quais 70% têm origem no Douro, segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
A Câmara de Leiria vai manter o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil e a declaração de situação de alerta ativadas, devido à depressão Kristin, que já envolveu quase 10.500 operacionais.
Três habitações ficaram soterradas e 20 pessoas de outras casas próximas foram realojadas devido a um novo deslizamento de terras, na sequência do mau tempo, ocorrido hoje na Costa da Caparica, concelho de Almada, informou a Proteção Civil.
A Câmara de Vila Franca de Xira estima “em cerca de 15 milhões de euros” os prejuízos resultantes das recentes intempéries, que originaram 483 ocorrências e obrigaram à deslocação de mais de 30 moradores, anunciou hoje a autarquia.
O presidente da Apropesca – Organização de Produtores da Pesca Artesanal apontou um “registro de impacto” do mau tempo no setor da pesca, com os pequenos barcos parados desde dezembro, e pediu ajudas diretas ao Governo.
Os suinicultores alertam para a “maior crise de sempre” no setor devido ao impacto causado pelo mau tempo, com metade das explorações nacionais afetadas e prejuízos estimados de “muitos milhões”, pedindo urgência nas ajudas para evitar um problema social.
O incidente voltou a suceder no mesmo local da semana passada, que continuou vedado, sem causar feridos.
No próximo ano letivo, 2026/2027, o ensino superior público contará com um total de 78.283 vagas, mais 1.465 do que no corrente, informou hoje o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI).