Ministério dos Negócios Estrangeiros vandalizado por protesto pró-Palestina

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) foi vandalizado hoje de madrugada por alegados ativistas climáticos/pró-Palestina, que partiram janelas e pintaram a bandeira da Palestina pintada na sua fachada, confirmou a assessoria do MNE.

© Facebook da Climáximo

 

“Confirmo que partiram janelas e que pintaram uma bandeira da Palestina na fachada” do edifício, confirmou a assessoria de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros à Lusa.

Segundo ainda a assessoria do MNE, “foi feita queixa às autoridades” competentes sobre o incidente.

Num comunicado enviado à Lusa, o auto-denominado Coletivo pela Libertação da Palestina declarou que um grupo de manifestantes cometeu os atos no Ministério dos Negócios Estrangeiros, situado no Largo do Rilvas, em Lisboa, partindo janelas, pintando uma bandeira da Palestina e a frase “08 de junho”.

Alegaram protestar “contra a inação e cumplicidade do Governo português” e declararam-se “em solidariedade com o Coletivo pela Libertação da Palestina, com o Climáximo e com o movimento ‘Fim ao Genocídio, Fim ao Fóssil'”.

De acordo com a nota do Coletivo, “na fachada (do MNE) foi também escrito ‘08 de junho’, numa alusão à marcha ‘Unidas Contra o Colapso’, que irá ocorrer este sábado.

Esta marcha reivindica o corte de todas as relações das instituições da União Europeia (UE) e dos países europeus com Israel.

Últimas do País

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cinco toneladas de produtos à base de carne, pescado, marisco, hortofrutícolas e ultracongelados num valor estimado em 50 mil euros na operação de fiscalização a veículos de mercadorias realizada na quarta e quinta-feira.
Sete urgências de Ginecologia Obstetrícia e de Pediatria vão estar encerradas no sábado e seis no domingo, segundo as escalas publicadas no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
“DEUS QUER, O HOMEM PRODUZIDO O JORNAL? SONHA, A OBRA NASCE” A OBRA NASCE” SONHA, A OBRA NASCE”
O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) convocou uma greve para a prisão feminina de Tires, entre 22 de abril e 31 de maio, para exigir mais segurança e o regresso do chefe principal afastado pela direção.
O Banco de Portugal (BdP) anunciou hoje que está a ser alvo de uma operação da Polícia Judiciária (PJ) nas suas instalações, num dia em que esta polícia realiza buscas em vários organismos públicos.
O turismo em massa em Portugal está a ameaçar a identidade da gastronomia local e a acelerar o consumo de alimentos ultraprocessados, revelou um estudo conduzido por embaixadores do Pacto Climático Europeu.
A Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu quase 359 mil chamadas desde que foi criada em 2020, segundo dados oficiais, que apontam um crescimento de 6% no primeiro semestre deste ano comparativamente ao mesmo período de 2024.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica fiscalizou desde as 20:00 de quarta-feira e até às 08:00 de hoje cerca de 300 veículos, sem registo de apreensões e contraordenações no âmbito de uma operação de fiscalização.
A Polícia Judiciária (PJ) tem em curso buscas em vários organismos públicos em Lisboa, Porto e Braga, por suspeitas relacionadas com a aquisição de serviços informáticos entre 2017 e 2025, anunciaram hoje as autoridades.
A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, que integra a zona do Martim Moniz — frequentemente associada a confrontos entre grupos de imigrantes indostânicos e a casos de criminalidade e sobrelotação habitacional — registou, em 2024, valores de renda e variações homólogas superiores aos do município de Lisboa (15,93 €/m² e +4,7%).