647 operacionais combatem fogo no Fundão e 211 em Seia

O combate ao incêndio, que deflagrou na sexta-feira no concelho do Fundão, envolve já 647 operacionais e 205 viaturas, disse hoje à Lusa fonte do Comando Sub-regional das Beiras e Serra da Estrela.

© D.R.

A mesma fonte referiu ainda que um outro incêndio deflagrou pelas 00:21, na zona de Vale de Igreja, no concelho de Seia, distrito da Guarda, contando já 211 operacionais e 61 veículos no terreno.

Sobre o incêndio na zona de Silvares, Paulo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão, no distrito de Castelo Branco, tinha indicado, ao início da madrugada, que a autarquia tem todos os recursos no terreno, em articulação com as autoridades, para antecipar “todas as situações de risco perante a imprevisibilidade” do fogo, alertando para um “cenário muito crítico”.

Os difíceis acessos, devido à mancha densa de floresta, e o vento forte estão a dificultar o combate ao incêndio que deflagrou na sexta-feira, disseram as autoridades locais, apontando para um “cenário muito crítico”.

Já o comandante do Comando Sub-regional das Beiras e Serra da Estrela, António Fonseca, destacou que os operacionais estão a garantir o perímetro de segurança para as habitações nas várias localidades no caminho do fogo, sendo essa uma preocupação durante a noite.

Últimas do País

O Ministério Público (MP) disse hoje, nas alegações em tribunal, que espera que o julgamento do processo conhecido como 'cartel da banca' contribua para o reforço da confiança no setor bancário.
A PSP deteve 5.962 pessoas durante a habitual operação “Verão Seguro 2024”, sendo a maioria (2.328) por crimes rodoviários, dos quais sobressai a condução com excesso de álcool, segundo o balanço final hoje divulgado.
Mais de 4.400 operacionais, apoiados por 1.600 meios terrestres, continuavam às 08:00 de hoje a combater cerca de 50 fogos rurais em Portugal continental, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O "Encontro Solidário" de guardas prisionais que estava marcado para o exterior da cadeia de Vale de Judeus na quinta-feira foi adiado para 07 de outubro, anunciou hoje o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP).
O presidente da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) considerou hoje que o aumento da população estrangeira residente em Portugal constitui um desafio para o país, mas rejeitou que se trate de uma "grande onda migratória".
Seis alunos de uma escola básica do concelho de Azambuja foram hoje esfaqueados por um colega, tendo um deles ficado em estado grave e sido transportado para o hospital, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
A Polícia Judiciária (PJ) já deteve pelo menos 29 pessoas por suspeitas de incêndio florestal em 2024, segundo dados fornecidos pela PJ, num registo próximo daquele que foi alcançado no mesmo período do ano passado.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje sete pessoas, entre as quais autarcas e empresários, na Região Autónoma da Madeira, no âmbito de uma operação relacionada com suspeitas de criminalidade económica e financeira.
O presidente das Freguesias de Campo e Sobrado negou hoje à Lusa culpas no incêndio de segunda-feira, em Valongo, pelo qual foi constituído arguido pela Polícia Judiciária pelo uso de uma roçadora de disco, proibida quando há alerta vermelho.
Três bombeiros da corporação de Vila Nova de Oliveirinha, Tábua, morreram hoje quando se deslocavam para um incêndio naquele concelho do distrito de Coimbra, disse o presidente da câmara.