Proteção Civil registou 46 ocorrências até às 07:00 devido à chuva

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 07:00 de hoje 46 ocorrências devido à chuva, sem vítimas, a maioria inundações na via pública.

© D.R.

A Grande Lisboa foi a região mais atingida pelo mau tempo.

Em declarações à agência Lusa pelas 09:00, Miguel Oliveira, oficial de operações na ANEPC, especificou que das 46 ocorrências registadas entre as 00:00 e as 07:00, 26 ocorreram na Grande Lisboa, a maioria inundações da via pública, mas sem gravidade.

“Estamos a falar de inundações na via pública e movimentações de massa, sem grande expressão e sem gravidade. Tivemos 26 ocorrências na Grande Lisboa e depois uma, duas, três ocorrências dispersas pelas regiões norte e centro, também inundações sem gravidade”, disse à Lusa Miguel Oliveira.

Contactada pela Lusa fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa disse que foram registadas durante a noite algumas ocorrências, sobretudo inundações da via pública, sem gravidade.

Por causa da previsão de chuva persistente e por vezes forte, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro sob aviso amarelo a partir das 09:00 de hoje e até às 00:00 de terça-feira.

Os distritos de Portalegre e Setúbal estão sob aviso amarelo devido à chuva até às 12:00 de hoje e Évora e Beja até às 15:00 de hoje.

O IPMA emitiu já, para quarta-feira, aviso laranja para a costa de nove distritos do continente devido à previsão de agitação marítima forte.

Os distritos do Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 09:00 de quarta-feira, passando depois a laranja entre as 09:00 e as 18:00 do mesmo dia por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste com 5 a 6 metros.

O IPMA emitiu também aviso amarelo de chuva persistente e por vezes forte para quarta-feira para os distritos de Viseu, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Braga e Porto.

Os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga também vão estar sob aviso amarelo na quarta-feira devido à previsão de vento sudoeste com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h), sendo rajadas até 95 km/h nas terras altas.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Últimas do País

O número de inquéritos abertos pelo Ministério Público (MP) por suspeitas de criminalidade económico-financeira aumentou 69,6% entre 2023 e 2024, enquanto os inquéritos por cibercrime e violência conjugal diminuíram.
Um homem morreu hoje, após ter sido baleado no pescoço, em Rio Tinto, no concelho de Gondomar, revelaram à Lusa fontes da PSP e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje 64 suspeitos de pertencerem a um grupo transnacional organizado que terá conseguido ganhos de cerca de 14 milhões de euros através da prática de ‘phishing’.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje uma operação de fiscalização com especial enfoque nas fronteiras terrestres e junto dos operadores vitivinícolas para reprimir a entrada e circulação irregular de vinho no mercado português.
A segunda época de vacinação gratuita contra a infeção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças começa hoje e deverá abranger cerca de 76 mil menores, segundo as autoridades de saúde.
Dez distritos do continente e a costa sul da ilha da Madeira estão a partir de hoje e até quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Ministério Público (MP) arquivou o inquérito por violação de segredo de Estado que tinha aberto após ter sido apreendida, na Operação Influencer, uma 'pen-drive' com uma lista de agentes dos serviços de informação.
A praia da Nazaré está desde domingo interditada a banhos, pela terceira vez este verão, devido a uma "escorrência" detetada nesse dia, mantendo-se a medida até serem revelados os resultados das análises efetuadas às águas balneares.
O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Sintra decidiu hoje levar José Castelo Branco a julgamento nos exatos termos da acusação do Ministério Público (MP) por violência doméstica sobre Betty Grafstein.
As intervenções emergentes e críticas decorrentes dos incêndios rurais deste verão têm o valor de 3,7 milhões de euros, revelou o Ministério do Ambiente e Energia, adiantando existir uma dotação de 15 milhões de euros para ações urgentes.