“Que este Natal seja sinal de termos coragem para resolver problemas”

O presidente do CHEGA pediu hoje que este Natal seja sinal de coragem para resolver problemas "que vão desde a corrupção à insegurança nas ruas", mas que seja também um momento de tranquilidade e de unidade.

© Folha Nacional

Numa mensagem de Natal gravada na sala do grupo parlamentar do CHEGA e hoje divulgada pela assessoria do partido, André Ventura começou por desejar a todos um feliz Natal, num ano que classificou de “grande incerteza”, considerando que o símbolo de comunidade é a marca desta época.

“Que este Natal seja sinal de segurança, seja sinal de crescimento, seja sinal de prosperidade, seja sinal de termos coragem. A coragem que não tivemos para resolver problemas, que vão desde a corrupção à insegurança nas ruas, ao grande combate ao tamanho e ao peso do Estado e à despesa com o sistema político que temos”, referiu o líder partidário.

“Que este Natal seja de reflexão, sem perdermos o espírito de unidade e de celebração”, acrescentou.

Na mensagem de cerca de dois minutos, Ventura desejou feliz Natal “aos que acreditam e aos que não acreditam” e pediu que esta época “seja sinónimo de paz, de prosperidade e de unidade”.

“O Natal é um momento de conversão, é também um momento de mudança e de paz, de tranquilidade. É esta paz e tranquilidade que eu gostava de transmitir ao país neste dia. Uma mensagem de quem está a trabalhar todos os dias por Portugal, quem vai continuar, mas sabe ao mesmo tempo que o país precisa de tranquilidade, de paz, de unidade e de harmonia”, afirmou.

André Ventura assegurou que o CHEGA vai continuar a trabalhar por esses valores e deixou uma saudação especial aos apoiantes, militantes e dirigentes do seu partido.

Últimas de Política Nacional

André Ventura anunciou este sábado, em Coimbra, que vai assumir pessoalmente a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito aos mandatos de Luís Neves na Polícia Judiciária. Líder do CHEGA promete uma investigação “até ao fim”, garante que não haverá bloqueios aos restantes partidos e deixa um aviso: “Não deixarei que Luís Neves, nem outros Luís Neves, sejam bloqueadores da verdade.”
André Ventura criticou a decisão de José Luís Carneiro de propor a abstenção do PS no Orçamento do Estado para 2027 antes de ser conhecido o documento. O Presidente do CHEGA considera que os socialistas passam a ser "parceiros" do Governo e questiona que margem resta para negociar medidas em áreas como Saúde, Administração Interna, combustíveis e alimentação.
A Comissão parlamentar vai analisar a atuação de Luís Neves durante os oito anos em que dirigiu a Polícia Judiciária e apurar eventuais responsabilidades dos membros dos governos que o nomearam e tutelaram. O CHEGA fica com a presidência, enquanto PS e PSD assumem as duas vice-presidências.
Miguel Guimarães, antigo bastonário da Ordem dos Médicos e atual deputado do PSD, é visado por acusações que incluem alegados gastos excessivos, abuso de poder e corrupção passiva.
O CHEGA queria que o Governo português promovesse junto da União Europeia a inclusão do Primeiro Comando da Capital (PCC) na lista de organizações terroristas. Mas PSD, PS, Livre e Bloco de Esquerda votaram contra.
A concelhia social-democrata corta com Luís Jesus e Alexandra Moura e acusa os dois eleitos de desrespeitarem as orientações do partido.
O CHEGA levou ao Parlamento a descida do IVA dos combustíveis de 23% para 13%, IVA Zero num cabaz de bens alimentares essenciais e o fim das portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. Nenhuma das propostas passou. PSD, PS e CDS-PP juntaram os votos contra nas duas medidas fiscais.
André Ventura defendeu esta quinta-feira, no Parlamento, uma redução da carga fiscal sobre os combustíveis e acusou o Governo de não responder ao aumento do custo de vida.
O CHEGA aceita as duas limitações impostas por Aguiar-Branco e desbloqueia a comissão parlamentar de inquérito. Ventura mantém as críticas à decisão, mas garante que não deixará cair a investigação aos mandatos do antigo diretor da Polícia Judiciária, Luís Neves.
Autarquia liderada pelo socialista Gonçalo Lopes repartiu trabalhos semelhantes de gestão florestal por cinco procedimentos, todos abaixo do limiar europeu. Dois ficaram a poucos milhares de euros dos 216 mil e, em quatro concursos, as empresas tiveram apenas cerca de 36 horas para apresentar propostas.