Ilustração de atum gigante no IPMA gera contestação

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ilustrou a fachada do prédio, em Algés, com um atum gigante no valor de mais de 20 mil euros, apesar da existência de condições laborais precárias, segundo os próprios funcionários.

© D.R.

A notícia avançada pelo Correio da Manhã (CM) indica que o negócio relacionado com a ilustração está a gerar duras críticas, com relatos de falta de condições nos gabinetes e laboratórios, e até na própria fachada do prédio onde se encontra a ilustração.

Para os trabalhadores, é incompreensível que se gaste 20.971,50 euros numa ilustração, negócio realizado por ajuste direto, quando há problemas de natureza mais urgente a serem resolvidos.

A peça é da autoria do ilustrador Pedro Salgado e foi inaugurada durante as comemorações do 13.º aniversário do IPMA.

Últimas do País

O presidente da ERSE defendeu hoje no parlamento que interromper interligações com Espanha para evitar um apagão energético não iria proteger os consumidores portugueses, pois implicava ter "máquinas elétricas" em permanência para substituir essa potência.
Mais de uma dezena de casas assaltadas, emigrantes como principais alvos e aldeias em sobressalto. A GNR avançou de madrugada e travou uma rede criminosa que espalhava o medo em Macedo de Cavaleiros e Bragança.
Vários distritos vão estar entre quinta-feira e sábado sob avisos devido à previsão de chuva e agitação marítima por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Polícia Judiciária (PJ) entregou hoje às autoridades alemãs o jovem de 19 anos detido em Lisboa por suspeita de ter matado a família quando se encontravam de viagem a Cabo Verde.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) recusou a entrada a 1.867 passageiros, dos 11.377.097 que controlou no Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa no ano passado, indicou hoje aquela força de segurança.
A escassez de profissionais obriga o Hospital Garcia de Orta a falhar nove turnos da viatura médica que responde aos casos mais graves do INEM.
O alerta para a ocorrência foi dado cerca das 11h30.
A Delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa registou mais de 5.700 operações de emergência em 2025, indicou hoje a instituição, sublinhando o empenho dos 126 voluntários na assistência pré-hospitalar em toda a região autónoma.
A Igreja Católica em Portugal pediu hoje desculpa às vítimas de abuso sexual por não ter sido possível concluir o processo de compensações financeiras no prazo inicialmente previsto, no final de 2025.
A PSP encontrou 54 armas nas escolas portuguesas ano letivo de 2024/25, mais 15 do que no ano anterior, e foram registadas quase 3.900 ocorrências em 2024/25, no âmbito do Programa Escola Segura.