Negociações sobre cessar-fogo em Gaza recomeçam hoje em Washington

As negociações indiretas de Israel com o movimento radical palestiniano Hamas sobre a segunda fase do acordo de cessar-fogo da guerra na Faixa de Gaza recomeçam hoje em Washington, nos Estados Unidos.

© Facebook Israel Reports

O gabinete do primeiro-ministro de Israel informou no sábado, em comunicado, que Benjamin Netanyahu e Steve Witkoff, o enviado especial dos Estados Unidos para o Médio Oriente, se reuniriam hoje com esse objetivo. Witkoff discutirá depois durante a semana com o primeiro-ministro do Qatar e altos responsáveis egípcios.

O acordo de tréguas, que entrou em vigor a 19 de janeiro, inclui três fases, a primeira das quais deve permitir a libertação de 33 israelitas feitos reféns pelo Hamas em troca de centenas de palestinianos presos em Israel.

A segunda fase visa a libertação dos últimos reféns e o fim da guerra e a terceira diz respeito à reconstrução da Faixa de Gaza e à definição de um modelo de governação para o pequeno enclave palestiniano.

No domingo, o Hamas acusou Israel de violar o acordo de cessar-fogo por não estar a entrar no enclave palestiniano toda a ajuda humanitária acordada, nomeadamente medicamentos, tendas, combustível, géneros alimentícios e maquinaria pesada.

O acordo prevê a entrada em Gaza de, pelo menos, 600 camiões de ajuda por dia durante as primeiras seis semanas, incluindo 50 camiões de combustível.

Pelo menos na primeira semana, esse número foi ultrapassado, segundo a ONU, que advertiu que a ajuda enfrenta enormes desafios logísticos de distribuição entre toneladas de escombros e engenhos por explodir.

Os Estados Unidos, o Qatar e o Egito tentam há meses ajudar os dois lados a chegar a um acordo para acabar com a devastadora guerra em Gaza, desencadeada pelo ataque sem precedentes do Hamas contra Israel a 07 de outubro de 2023.

Na terça-feira, Netanyahu será recebido pelo Presidente norte-americano, sendo o primeiro líder estrangeiro a reunir-se com Donald Trump desde a sua tomada de posse.

Antes da sua partida para os Estados Unidos, Netanyahu disse que ele e Trump iriam discutir “a vitória sobre o Hamas, conseguindo a libertação de todos os reféns e lidando com o eixo do terror iraniano em todos os seus componentes”, referindo-se à aliança do Irão com grupos militantes em toda a região, incluindo o Hamas.

Últimas de Política Internacional

A NATO vai reforçar a vigilância e segurança no flanco leste da Aliança Atlântica, depois do incidente em que drones russos entraram no espaço aéreo da Polónia, anunciou hoje a organização.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, homenageou hoje, numa cerimónia solene no Pentágono, as vítimas dos atentados de 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque e Washington, que causaram cerca de 3.000 mortos.
O Presidente finlandês, Alexander Stubb, acusou hoje a Hungria e a Eslováquia de alimentarem a invasão da Ucrânia com as compras de recursos fósseis russos, durante uma visita à Ucrânia, ecoando críticas de Kiev.
A Comissão Europeia desembolsou hoje a oitava parcela do empréstimo de assistência macrofinanceira excecional (AMF), no valor de mil milhões de euros, de um total de 18,1 mil milhões de euros.
Peter Mandelson foi destituído do cargo de embaixador britânico nos Estados Unidos "com efeito imediato", na sequência de alegações sobre a sua relação com o abusador de menores norte-americano Jeffrey Epstein, comunicou hoje o Governo.
A Polónia, membro da União Europeia (UE) e da NATO, anunciou hoje que restringiu o tráfego aéreo na sua fronteira leste, após a invasão de cerca de 20 drones russos suspeitos no seu território.
O primeiro-ministro polaco anunciou esta quarta-feira que vai invocar o artigo 4.º do Tratado da NATO, que prevê consultas entre todos perante ameaças à segurança de um dos Estados-membros, na sequência da violação do seu espaço aéreo por drones russos.
A França regista hoje protestos que se fizeram sentir principalmente nos transportes e autoestradas, com mais de 100 detenções, a maioria em Paris, num dia em que estava previsto um bloqueio total convocado contra as medidas do Governo.
Manifestantes nepaleses incendiaram esta terça-feira o Parlamento na capital Katmandu, após a demissão do primeiro-ministro na sequência de protestos que causaram 19 mortos, anunciou um porta-voz da assembleia.
O Parlamento Europeu (PE) validou hoje o acordo entre a União Europeia (UE) e o Brasil que permite o intercâmbio de dados pessoais e não pessoais para combater a criminalidade grave e o terrorismo.