PSP sensibiliza alunos para discurso de ódio, perseguição e IA

Discurso de ódio, conteúdos eróticos e perseguição ou Inteligência Artificial (IA) são temas das ações de sensibilização para 2025 da PSP em escolas do 1º ciclo ao ensino secundário no âmbito de uma parceria com a Fundação MEO.

© Facebook/PSP

A Polícia de Segurança Publica (PSP) informou, em comunicado, que a Fundação MEO renovou o protocolo de cooperação no âmbito do Programa Comunicar em Segurança 2025, uma parceria que desde 2015 gerou cerca 14 mil ações nas quais participaram cerca de 346 mil alunos.

O objetivo do Programa Comunicar em Segurança é o de sensibilizar para a utilização responsável das tecnologias e telecomunicações nas escolas.

Este ano o programa inclui a Inteligência Artificial (IA) como nova temática, que se junta a outros temas como a privacidade e segurança digital, notícias falsas, aliciamento online, conteúdos eróticos e perseguição, jogos e dependência online, cibercrime, plataformas de ensino, discurso de ódio e ciberbullying.

Nas ações de sensibilização aos alunos os agentes da PSP utilizam conteúdos de formação, como tutoriais, jogos e brochuras digitais, bem como guiões de apoio para suporte em contexto de sala de aula.

A parceria integra-se no Programa Escola Segura, de âmbito nacional, que inclui os estabelecimentos de ensino não superior, públicos, privados e cooperativos, destinado a promover uma cultura de segurança nas escolas e fomentar o civismo e a cidadania, contribuindo para a afirmação da comunidade escolar enquanto espaço privilegiado de integração e socialização.

Últimas do País

Os prejuízos provocados pelo mau tempo nos dez municípios da Região de Leiria devem ultrapassar os mil milhões de euros, estimou esta sexta-feira o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Leiria, Jorge Vala.
A intervenção da Segurança Social no âmbito das tempestades, com a mobilização de mais de 200 técnicos do Instituto da Segurança Social (ISS), deu apoio a 1.537 pessoas desalojadas, foi hoje anunciado.
A campanha de solidariedade Reerguer Leiria para acudir aos lesados da depressão Kristin já permitiu ajudar 8.677 famílias com alimentos e artigos de higiene e disponibilizar gratuitamente 300 mil telhas, divulgou hoje a Câmara Municipal.
A E-REDES informou hoje que na zona mais crítica, às 08h00, cerca de 19.000 clientes estavam sem energia e que no total do território continental o número ascendia a 31.000 clientes.
O risco de inundações nas margens do Rio Mondego continua significativo, embora a situação dos caudais já não seja crítica, continuando a verificar-se risco para as populações em Montemor-o-Velho, alertou o comandante nacional de Proteção Civil.
A proibição de venda de bebidas alcoólicas para consumo no exterior dos estabelecimentos em Lisboa, a partir das 23:00 de domingo a quinta-feira, entra hoje em vigor, para combater ruído e salvaguardar direito ao descanso dos moradores da cidade.
Um motorista de uma plataforma online TVDE (Transporte em veículo Descaracterizado), suspeito de violar uma cliente em Monsanto (Lisboa), ficou em prisão preventiva, anunciou este sábado a Polícia Judiciária.
Cerca de 20 mil pessoas continuam sem energia na região de Leiria, 17 dias depois da passagem da depressão Kristin, revelou hoje o presidente do Conselho Intermunicipal daquela Região, Jorge Vala.
A Força Aérea reforçou na madrugada de hoje o dispositivo de alerta de oito para 14 aeronaves disponíveis, para a possibilidade de evacuações em Coimbra, enquanto a Marinha teve no terreno mais de 540 operacionais.
Mais de 200 estradas estão hoje cortadas ao trânsito no país devido ao mau tempo, entre autoestradas, estradas nacionais, municipais e itinerários complementares, sendo Coimbra o distrito com mais vias interditas à circulação, segundo a GNR.