Hospital de Vila Franca de Xira reforça resposta às grávidas

O número de partos aumentou durante o mês de janeiro no Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX), na sequência de um projeto-piloto que reforçou a resposta a grávidas, anunciou hoje a entidade gestora.

© D.R.

Em comunicado, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Estuário do Tejo refere que foram realizados durante o mês de janeiro no HVFX 117 partos, o que representa um crescimento de 12,5% em relação a dezembro de 2024 (104 partos).

Também as cirurgias de ginecologia aumentaram 22%, no mesmo período, tendo sido realizadas 55 em janeiro, quando no mês anterior apenas ocorreram 45.

As urgências de obstetrícia e ginecologia do HVFX integram um projeto-piloto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de triagem telefónica, lançado em meados de dezembro.

Através da linha gratuita SNS24 (808 24 24 24), todas as grávidas “serão atendidas por profissionais de saúde especializados que as encaminharão para a resposta mais adequada às suas necessidades”.

“A ULS Estuário do Tejo assegura o acompanhamento regular de todas grávidas, em todos as fases da gestação e no pós-parto, no HVFX ou nas diversas unidades de Cuidados de Saúde Primários, de acordo com as normas em vigor”, lê-se na nota.

Além disso, foi criada em meados de janeiro a nova consulta de Cardiotocografia (CTG), realizada por enfermeiros especialistas de saúde materna e obstétrica.

Já para as utentes sem médico de família no concelho de Vila Franca de Xira, existe um reforço dos programas de Saúde da Mulher, tendo sido criado o centro Materno-Infantil de Alhandra, e sendo realizadas consultas nos centros de saúde da Póvoa de Santa Iria, Forte da Casa e na Castanheira do Ribatejo.

“Foi ainda reforçado o plano de aulas gratuitas de preparação para o parto, realizadas de forma articulada entre os Cuidados de Saúde Primários e o Hospital”, indica a ULS.

Últimas do País

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa foi admitido no Hospital de São João, no Porto, depois de se ter sentido indisposto, informou hoje a Presidência da República.
A Embaixada da República de Angola em Portugal reagiu com “consternação” ao falecimento dos seis jovens angolanos, vítimas de um acidente de viação na madrugada de domingo em Lisboa, endereçando as condolências às famílias.
A campanha do Banco Alimentar Contra a Fome recolheu este fim de semana 2.150 toneladas de alimentos, avançou hoje a instituição de solidariedade social, menos 2,8% do que na campanha homóloga de 2024.
Um vigilante ao serviço da Urgência do Hospital de Santo Tirso foi agredido, na noite de domingo, por um grupo de cerca de vinte homens que entrou no serviço a exigir que um indivíduo alcoolizado fosse atendido de imediato.
O período para pagamento da última prestação do IMI superior a 100 euros decorre até terça-feira, por ser o primeiro dia útil após o final do prazo oficial de 30 de novembro, informou hoje o Ministério das Finanças.
Assim, Porto, Braga e Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo, entre as 18h00 e as 21h00 de hoje devido à previsão de precipitação, por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis pessoas morreram no despiste de um veículo ligeiro, na madrugada deste domingo, na Avenida das Forças Armadas, em Lisboa, que se incendiou após o embate. As vítimas serão jovens com idades entre os 18 e os 20 anos, avança a RTP.
Um pequeno incêndio deflagrou, na manhã de sábado, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, obrigando à transferência de dois doentes para outras unidades de saúde.
Os proprietários de imóveis com um IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) superior a 100 euros têm até hoje para pagar a última prestação deste imposto.
O preço da farinha e do açúcar tem vindo a baixar desde o início do ano, mas o valor dos ovos deverá encarecer os doces de Natal, ao registar, desde o início do ano, um aumento de quase 32%.