Não está confirmado que esteja nos Açores criança eslovena desaparecida

A Polícia Judiciária (PJ) disse hoje à agência Lusa que não está confirmado que esteja nos Açores uma criança eslovena alegadamente raptada pela mãe há três anos, acrescentando que continuam a decorrer investigações a este caso.

© Facebook da PJ

Segundo a PJ, as diligências realizadas pelo Departamento de Investigação Criminal dos Açores “não confirmam, para já, a presença da menor e da sua mãe na Região Autónoma dos Açores (RAA)”, ressalvando que “não há registo de entrada na RAA”, nem de que “viajaram a partir de países terceiros para Portugal”.

Em declarações à Lusa, a PJ confirmou ainda “diligências realizadas pelo Departamento de Investigação Criminal dos Açores, no âmbito do inquérito aberto em 2024, e ainda em curso”.

Em causa está o desaparecimento de uma criança eslovena e da sua mãe, que se encontram desaparecidas há três anos, segundo denunciou uma reportagem da SIC.

A estação de televisão afirma que “há suspeitas de que a menor tenha sido raptada pela mãe e por um estranho culto espiritual, que se instalou nos Açores”.

O apartamento onde viviam na Eslovénia “permaneceu intacto, com os objetos pessoais intocados, mas sem passaportes e com levantamentos bancários registados nos dias anteriores”, de acordo com a SIC.

O pai da criança está convicto de que ela foi trazida para Portugal.

Entretanto, a Interpol já lançou um alerta para este desaparecimento.

Últimas do País

O número de inquéritos abertos pelo Ministério Público (MP) por suspeitas de criminalidade económico-financeira aumentou 69,6% entre 2023 e 2024, enquanto os inquéritos por cibercrime e violência conjugal diminuíram.
Um homem morreu hoje, após ter sido baleado no pescoço, em Rio Tinto, no concelho de Gondomar, revelaram à Lusa fontes da PSP e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje 64 suspeitos de pertencerem a um grupo transnacional organizado que terá conseguido ganhos de cerca de 14 milhões de euros através da prática de ‘phishing’.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje uma operação de fiscalização com especial enfoque nas fronteiras terrestres e junto dos operadores vitivinícolas para reprimir a entrada e circulação irregular de vinho no mercado português.
A segunda época de vacinação gratuita contra a infeção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças começa hoje e deverá abranger cerca de 76 mil menores, segundo as autoridades de saúde.
Dez distritos do continente e a costa sul da ilha da Madeira estão a partir de hoje e até quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Ministério Público (MP) arquivou o inquérito por violação de segredo de Estado que tinha aberto após ter sido apreendida, na Operação Influencer, uma 'pen-drive' com uma lista de agentes dos serviços de informação.
A praia da Nazaré está desde domingo interditada a banhos, pela terceira vez este verão, devido a uma "escorrência" detetada nesse dia, mantendo-se a medida até serem revelados os resultados das análises efetuadas às águas balneares.
O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Sintra decidiu hoje levar José Castelo Branco a julgamento nos exatos termos da acusação do Ministério Público (MP) por violência doméstica sobre Betty Grafstein.
As intervenções emergentes e críticas decorrentes dos incêndios rurais deste verão têm o valor de 3,7 milhões de euros, revelou o Ministério do Ambiente e Energia, adiantando existir uma dotação de 15 milhões de euros para ações urgentes.