Faculdade de Ciências da Universidade Nova anuncia bolsa para mestrados

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa anunciou hoje o lançamento de uma bolsa para mestrados no próximo ano letivo, para estudantes com uma média final de licenciatura igual ou superior a 15 valores.

© D.R.

Em comunicado, a faculdade adianta que a bolsa representa um investimento de 450 mil euros, destinados “a apoiar o acesso aos estudantes que ingressem, pela primeira vez, no primeiro ano de um mestrado na NOVA FCT”.

“A bolsa de mestrado ‘Impulso Mestre’ da NOVA FCT reforça o nosso compromisso em proporcionar melhores condições para o desenvolvimento académico dos estudantes, no quadro dos valores que a Faculdade promove, entre eles, a inclusão e equidade, determinantes para garantir um ambiente académico mais justo, diversificado e representativo”, afirma José Júlio Alferes, diretor da faculdade, citado no comunicado.

As candidaturas ao subsídio decorrem de 01 a 30 de setembro deste ano, devendo ser apresentadas após a matrícula num mestrado na faculdade, e a lista dos contemplados será divulgada até 15 de outubro no ‘site’ da mesma.

Os estudantes deverão apresentar o certificado de conclusão da licenciatura com a média final discriminada e o documento de inscrição no mestrado para a validação da candidatura, a cargo de uma comissão designada pela NOVA FCT.

A bolsa, que será atribuída “a todos os candidatos que cumpram os requisitos de elegibilidade”, é “uma aposta na promoção da excelência académica da instituição, em áreas de grande impacto e relevo como são as Ciências, a Engenharia e a Tecnologia”, adianta José Júlio Alferes.

Últimas do País

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alargou para nove os distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido ao tempo frio, que foi prolongado até quarta-feira, devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.
As urgências dos hospitais do país tinham, às 08:15 de hoje, 507 doentes à espera de primeira observação, com tempos médios de cinco horas e 39 minutos para os urgentes e de 55 minutos para os muito urgentes.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou seis distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido a tempo frio entre a meia-noite de segunda-feira e as 09:00 de terça-feira.
Vinte e três pessoas morreram e 51 ficaram gravemente feridas na sequência de 2.382 acidentes de viação ocorridos nos últimos oito dias, segundo os balanços da GNR e da PSP relativos às operações de Ano Novo.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até à meia-noite de hoje o aviso amarelo para o distrito de Faro, a advertir para a possibilidade de precipitação por vezes forte, e acompanhada de trovoadas.
A PSP identificou cerca de três dezenas de pessoas numa operação de fiscalização no Bairro Alfredo Bensaúde, em Lisboa, onde terão sido feitos disparos com armas de fogo proibidas na noite da passagem de ano, disse hoje fonte policial.
O número de mortos em acidentes de viação registados pela PSP subiu para seis na última semana, após um despiste na sexta-feira que feriu a morte de dois ocupantes do veículo, segundo o balanço da operação Festas em Segurança.
Quatro pessoas morreram em acidentes de viação na sexta-feira, três em atropelamentos e uma em despiste, elevando para 13 o número de mortos registados pela GNR durante a Operação “Natal e Ano Novo 2025/2026”, iniciada em 27 de dezembro.
Um homem de 25 anos, suspeito da prática de duplo homicídio, do qual foi vítima uma criança de nove anos, na cidade de Setúbal, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) na zona norte do país, foi hoje revelado.
Os maiores tempos médios de espera para doentes urgentes variaram, às 08h30 de hoje, entre as mais de 10 horas no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e quase três horas no Hospital São João, no Porto, segundos dados oficiais.