Preventiva para suspeito de violação e violência doméstica em São Miguel

Um homem ficou em prisão preventiva suspeito de violação agravada e de violência doméstica agravada contra a companheira, factos que terão ocorrido no início do mês, no concelho da Povoação, na ilha de São Miguel, nos Açores.

© D.R.

Segundo informação disponibilizada na página da Internet da Procuradoria da República da Comarca dos Açores, o homem está “indiciado pela prática de um crime de violação agravada, em concurso efetivo com um crime de violência doméstica agravada”.

A Procuradoria da República adianta que os factos “ocorreram, sobretudo, nos dias 07 e 09 de fevereiro de 2025, no interior da casa onde o arguido residia com a vítima, no concelho da Povoação”.

O juiz de Instrução Criminal aplicou ao arguido a medida de coação de prisão preventiva, por considerar que existe “forte perigo de continuação da atividade criminosa”, tendo em conta a “violência dos factos” e a “forma como nos últimos tempos tem tratado” a sua companheira, que “há cerca de dois meses teve de ser acolhida numa casa de abrigo e de onde saiu após ter sido ameaçada pelo arguido”.

Ainda segundo a informação divulgada pela Procuradoria da República, o “histórico permite antever a ocorrência de outros episódios”, já que o arguido “tem uma personalidade especialmente agressiva”.

No relacionamento com a companheira tem apresentado “um estado de descontrolo comportamental”, refere.

A decisão de prisão preventiva é ainda justificada tendo em conta os “antecedentes criminais” do arguido pela prática de “vários ilícitos contra as pessoas, nomeadamente pelo crime de violência doméstica, pelo qual cumpriu penas de prisão efetiva” e “o perigo de perturbação do inquérito, caso se mantivesse em liberdade”, lê-se na nota, acrescentando que a investigação prossegue.

Últimas do País

O mau tempo e os caudais elevados do Tejo mantêm hoje 26 vias de comunicação afetadas em vários concelhos do distrito de Santarém, num cenário que deverá prolongar‑se nos próximos dias, segundo a Proteção Civil.
O homem, de 28 anos, acusado de esfaquear mortalmente um jovem junto ao Bar Académico da Universidade do Minho em abril de 2025, em Braga, não vai prestar declarações durante o julgamento, indicou hoje o seu advogado.
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) recebeu no ano passado 3.480 queixas de assédio moral e sexual, mas aplicou apenas 20 contraordenações, segundo dados da Autoridade, citados hoje pelo jornal Público.
O Hospital Santa Maria reforçou a resposta neonatal com a nova Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, aumentando para 28 o número de vagas, das quais 10 de cuidados intensivos, melhorando a resposta aos recém-nascidos mais críticos, foi hoje anunciada.
A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) alertou hoje para os danos económicos graves causados ​​pelo vírus da língua azul que afetam as explorações pecuárias da região e que colocam a sua sustentabilidade em risco.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou hoje para o risco de cheias, durante a semana, com especial incidência no território a norte do Mondego e na bacia do Tejo, particularmente na segunda e terça-feira, disse o presidente.
A praia de Matosinhos, no distrito do Porto, está em risco de não ser considerada zona balnear, aguardando-se que a Câmara Municipal tome medidas imediatas, revelou hoje o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
As autoridades apreenderam quase nove toneladas de cocaína transportadas no semissubmersível intercetadas na sexta-feira ao largo dos Açores, que “será a maior apreensão realizada” desta droga em Portugal, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
A Proteção Civil Municipal do Porto alertou hoje para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas da cidade, recomendando à população a adoção de medidas de prevenção e proteção.
A passagem da depressão Ingrid por Portugal continental já causou um morto, um ferido e 21 deslocados, segundo o mais recente balanço da Proteção Civil hoje divulgado, que reporta inundações, quedas de árvores e estruturas.