Preventiva para suspeito de violação e violência doméstica em São Miguel

Um homem ficou em prisão preventiva suspeito de violação agravada e de violência doméstica agravada contra a companheira, factos que terão ocorrido no início do mês, no concelho da Povoação, na ilha de São Miguel, nos Açores.

© D.R.

Segundo informação disponibilizada na página da Internet da Procuradoria da República da Comarca dos Açores, o homem está “indiciado pela prática de um crime de violação agravada, em concurso efetivo com um crime de violência doméstica agravada”.

A Procuradoria da República adianta que os factos “ocorreram, sobretudo, nos dias 07 e 09 de fevereiro de 2025, no interior da casa onde o arguido residia com a vítima, no concelho da Povoação”.

O juiz de Instrução Criminal aplicou ao arguido a medida de coação de prisão preventiva, por considerar que existe “forte perigo de continuação da atividade criminosa”, tendo em conta a “violência dos factos” e a “forma como nos últimos tempos tem tratado” a sua companheira, que “há cerca de dois meses teve de ser acolhida numa casa de abrigo e de onde saiu após ter sido ameaçada pelo arguido”.

Ainda segundo a informação divulgada pela Procuradoria da República, o “histórico permite antever a ocorrência de outros episódios”, já que o arguido “tem uma personalidade especialmente agressiva”.

No relacionamento com a companheira tem apresentado “um estado de descontrolo comportamental”, refere.

A decisão de prisão preventiva é ainda justificada tendo em conta os “antecedentes criminais” do arguido pela prática de “vários ilícitos contra as pessoas, nomeadamente pelo crime de violência doméstica, pelo qual cumpriu penas de prisão efetiva” e “o perigo de perturbação do inquérito, caso se mantivesse em liberdade”, lê-se na nota, acrescentando que a investigação prossegue.

Últimas do País

Uma rede criminosa que movimentou mais de 200 milhões de euros em apenas dois anos foi desmantelada pela PJ do Porto. Cinco pessoas foram detidas e 45 arguidos constituídos num esquema gigantesco de branqueamento ligado a comerciantes chineses.
Um jovem de 19 anos foi alvejado no peito por um disparo vindo de um carro em andamento, em plena via pública, em Carnaxide. A vítima está em estado grave e a Polícia Judiciária já assumiu a investigação.
O homem que foi esta quarta-feira encontrado morto nas imediações da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP de Lisboa tinha dado entrada e abandonado, em novembro, a urgência do Hospital de S. Francisco Xavier, adiantou à Lusa fonte hospitalar.
Hospitais sem equipas, comboios imobilizados, metro fechado, autocarros nas garagens e lixo por recolher em várias cidades. A greve geral convocada pela CGTP e UGT (a primeira desde 2013) está a provocar um bloqueio nacional sem precedentes.
Associações da hotelaria e da restauração, em linha com a confederação do turismo, consideram a greve geral prematura e despropositada quando a negociação laboral está em curso e antecipam que o impacto no setor será por via indireta.
A aplicação de telemóveis SNS 24 permite a partir de hoje a triagem de sintomas respiratórios, anunciou o secretário de Estado da Gestão da Saúde, manifestando-se convicto de que os constrangimentos da Linha SNS 24 estão ultrapassados.
As provas nacionais deste ano letivo começam no final de maio com os alunos do 4.º ano a demonstrarem os seus conhecimentos em Educação Artística e terminam em julho com os exames do ensino secundário.
A GNR e a Guardia Civil espanhola detiveram 15 pessoas e apreenderam 1.509 quilos de haxixe e 36 embarcações numa operação conjunta de combate ao tráfico de droga por via marítima na Península Ibérica, foi hoje anunciado.
A PSP está a realizar hoje buscas na sede do Sindicato dos Enfermeiros (SE), no Porto, no âmbito de um inquérito que investiga o alegado desvio de dinheiro da instituição pelo anterior presidente, indicou fonte judicial à agência Lusa.
As reclamações sobre os serviços digitais subiram 170% no terceiro trimestre do ano, sendo a plataforma mais reclamada o Facebook, da Meta, avançou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).