Leão XIV apela a diálogo renovado sobre construção do futuro do planeta

O Papa Leão XIV pediu hoje "um diálogo renovado" sobre como está a ser construído o futuro do planeta, numa mensagem para assinalar o décimo aniversário da encíclica "Laudato Si", em que Francisco pediu a proteção da "casa comum".

© Facebook de Vatican News

“Esta encíclica do Papa Francisco chama-nos a renovar o diálogo sobre como estamos a construir o futuro do planeta, a unirmo-nos na busca de um desenvolvimento sustentável e integral e a proteger a casa comum que Deus nos confiou”, escreveu o Papa norte-americano na rede social X.

O Papa retomou a preocupação do seu antecessor com o ambiente, expressa na mensagem de vídeo que enviou a uma reunião de reitores de universidades das Américas e da Península Ibérica, no Rio de Janeiro, na qual os convidou a “trabalhar pela justiça ecológica, social e ambiental”.

O objetivo do encontro era também preparar a cimeira do clima COP30, que terá lugar na cidade amazónica de Belém e para a qual o novo Papa foi convidado pelo Governo brasileiro de Luiz Inácio Lula da Silva.

Publicada em 24 de maio de 2015, seis meses antes da conferência sobre as alterações climáticas de Paris, a “Laudato Si” (Louvado Sejas) é uma encíclica em que o Papa Francisco pede à humanidade que atue o mais depressa possível para salvar o planeta.

Últimas do Mundo

O ativista conservador Charlie Kirk, aliado próximo do presidente Donald Trump, morreu hoje após ser baleado num evento universitário, anunciou o Presidente dos Estados Unidos.
Cerca de 300 pessoas foram hoje detidas em diferentes pontos de França, num dia marcado por mobilizações de protesto antigovernamentais, indicou o Governo francês.
Angola registou 37 casos diários de violência contra crianças em 2024, maioritariamente fuga à paternidade, trabalho infantil e violência física, tendo sido contabilizados neste período 13.319 casos em todo o país, segundo dados oficiais.
Israel reivindicou hoje um "ataque dirigido" contra líderes do Hamas, sem especificar onde, pouco depois de terem sido registadas explosões na capital do Qatar, Doha, onde vivem responsáveis do movimento islamita palestiniano.
Um homem foi morto a tiro na manhã de hoje no município moçambicano da Matola, arredores de Maputo, no sul do país, provocando agitação social, no quarto caso violento que ocorre naquela região.
O ataque de hoje contra um autocarro em Jerusalém causou seis mortos e vários feridos, segundo um novo balanço das autoridades israelitas.
O Papa Leão XIV pediu hoje aos jovens para não desperdiçarem as suas vidas, ao discursar na canonização de Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis, este o primeiro santo 'millenial', já considerado padroeiro da Internet.
O estilista Giorgio Armani morreu aos 91 anos, anunciou hoje o Grupo Armani, em comunicado.
A defesa de Jair Bolsonaro afirmou hoje que não há "uma única prova" que ligue o ex-Presidente brasileiro a qualquer tentativa de golpe de Estado e afirmou que o arguido delator "mentiu".
O GPS do avião utilizado pela presidente da Comissão Europeia numa visita à Bulgária foi alvo de interferência e as autoridades búlgaras suspeitam que foi uma ação deliberada da Rússia.