Leão XIV apela a diálogo renovado sobre construção do futuro do planeta

O Papa Leão XIV pediu hoje "um diálogo renovado" sobre como está a ser construído o futuro do planeta, numa mensagem para assinalar o décimo aniversário da encíclica "Laudato Si", em que Francisco pediu a proteção da "casa comum".

© Facebook de Vatican News

“Esta encíclica do Papa Francisco chama-nos a renovar o diálogo sobre como estamos a construir o futuro do planeta, a unirmo-nos na busca de um desenvolvimento sustentável e integral e a proteger a casa comum que Deus nos confiou”, escreveu o Papa norte-americano na rede social X.

O Papa retomou a preocupação do seu antecessor com o ambiente, expressa na mensagem de vídeo que enviou a uma reunião de reitores de universidades das Américas e da Península Ibérica, no Rio de Janeiro, na qual os convidou a “trabalhar pela justiça ecológica, social e ambiental”.

O objetivo do encontro era também preparar a cimeira do clima COP30, que terá lugar na cidade amazónica de Belém e para a qual o novo Papa foi convidado pelo Governo brasileiro de Luiz Inácio Lula da Silva.

Publicada em 24 de maio de 2015, seis meses antes da conferência sobre as alterações climáticas de Paris, a “Laudato Si” (Louvado Sejas) é uma encíclica em que o Papa Francisco pede à humanidade que atue o mais depressa possível para salvar o planeta.

Últimas do Mundo

Os Emirados Árabes Unidos registaram hoje a sua temperatura mais alta de sempre num mês de maio desde o início dos registos, em 2003, tendo atingido os 51,6 graus Celsius, segundo o Centro Nacional de Meteorologia.
A suspeita de um ataque com faca na estação central de comboios de Hamburgo, que causou 18 feridos, tem "indícios muito concretos de uma doença mental", disse hoje a polícia alemã, afastando novamente a hipótese de motivações políticas.
O Papa Leão XIV pediu hoje "um diálogo renovado" sobre como está a ser construído o futuro do planeta, numa mensagem para assinalar o décimo aniversário da encíclica "Laudato Si", em que Francisco pediu a proteção da "casa comum".
Centenas de pessoas, parte delas com trabalho, dormem diariamente no aeroporto de Madrid, numa situação "delicada e grave" para a qual têm chamado a atenção sindicatos, organizações não-governamentais (ONG) e a Provedoria de Justiça de Espanha.
A Amnistia Internacional (AI) alertou para um "aumento alarmante" das detenções de ativistas na Venezuela e exigiu que as autoridades libertem pessoas que, segundo o grupo de defesa dos direitos humanos, foram detidas arbitrariamente.
Pelo menos nove civis morreram num ataque do grupo fundamentalista islâmico Boko Haram a uma aldeia no estado de Borno, uma região assolada pela violência no nordeste da Nigéria, disseram as autoridades locais.
Pelo menos 12 pessoas ficaram hoje feridas, várias com gravidade, num ataque com faca na estação central de comboios de Hamburgo, norte da Alemanha, anunciou a polícia alemã, que deteve o suspeito.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai participar na cimeira do G7 que se realiza no Canadá entre 15 e 17 de junho, anunciou hoje a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.
Várias pessoas morreram hoje, após a queda de um pequeno avião privado numa zona residencial de San Diego, na Califórnia, oeste dos Estados Unidos, causando incêndios em habitações e veículos, segundo as autoridades locais.
A PSP esclareceu hoje, questionada sobre um eventual reforço de segurança após o assassínio de dois funcionários da embaixada de Israel nos Estados Unidos, que o policiamento dos "interesses israelitas" em Portugal se mantém reforçado desde outubro de 2023.