Onze desaparecidos em naufrágio ao largo da ilha indonésia de Sumatra

O naufrágio terá ocorrido na segunda-feira por volta das 11h00 locais enquanto a embarcação se encontrava perto das ilhas Mentawai. Sete passageiros, dos 18 que estavam no barco, já foram encontrados.

© D.R.

Pelo menos 11 pessoas estão desaparecidas após o naufrágio de uma embarcação ao largo da ilha de Sumatra, no oeste da Indonésia, anunciou esta terça-feira a agência local de socorro.

De acordo com a agência, o naufrágio terá ocorrido na segunda-feira por volta das 11h00 (05h00 em Lisboa) enquanto a embarcação se encontrava perto das ilhas Mentawai, arquipélago localizado ao largo da costa oeste de Sumatra.

“Estamos a concentrar-nos na busca da área em torno do local estimado do acidente, para encontrar todas as vítimas”, disse o líder dos trabalhos de resgate Rudi, que, como muitos indonésios, tem apenas um nome. Sete passageiros, dos 18 que estavam no barco, já foram encontrados.

Os acidentes marítimos ocorrem regularmente na Indonésia, um vasto arquipélago com cerca de 17 mil ilhas, em parte devido a normas de segurança pouco rigorosas.

No início do mês, o naufrágio de um ferry com 65 passageiros e tripulantes causou pelo menos 18 mortos ao largo de Bali. Em março, um barco que transportava 16 pessoas virou, devido a agitação marítima, também ao largo da ilha turística de Bali. Uma australiana morreu e pelo menos outra pessoa ficou ferida.

Últimas do Mundo

O mundo está a caminho de acrescentar dois meses com temperaturas perigosamente elevadas até final do século, com os Estados mais pobres a serem mais afetados do que os maiores emissores de gases com efeito de estufa (GEE).
A Meta anunciou esta sexta-feira que está a adicionar controlos parentais para as interações entre crianças e os chatbots de inteligência artificial (IA), incluindo a capacidade de desativar parcialmente os modelos de IA a partir do início do próximo ano.
A República Checa vive uma mudança política de grande amplitude. O movimento liderado por Andrej Babiš, integrante dos Patriots for Europe, venceu as eleições parlamentares de 4 de outubro com 34,5 % dos votos e 80 deputados, tornando-se a principal força política do país.
Corrida solidária muçulmana realizada em Londres apenas para homens levanta acusações de discriminação e está sob investigação pela Comissão de Igualdade e Direitos Humanos.
A Comissão Europeia multou hoje as marcas de moda de luxo Gucci, Chloé e Loewe em 157 milhões de euros por terem limitado os preços de revenda de produtos de roupa, calçado e acessórios durante oito anos.
A desflorestação atingiu 8,1 milhões de hectares em todo o mundo em 2024, de acordo com um relatório divulgado hoje, a menos de um mês da Conferência do Clima em Belém, no Brasil.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) Europa e a Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro (IARC) defenderam hoje políticas rigorosas sobre o álcool, como impostos elevados e restrições de venda, para reduzir o consumo e prevenir o cancro.
Pelo menos 14 pessoas morreram no desabamento de uma mina em El Callao, na Venezuela, após chuvas torrenciais terem atingido a região a sudeste de Caracas, informaram hoje as autoridades.
O Governo mexicano anunciou hoje que 64 pessoas morreram e 65 estão desaparecidas na sequência das fortes chuvas que atingiram cinco estados do centro do México entre 06 e 09 de outubro.
A Iberdrola vai queixar-se na justiça da presidente da Red Eléctrica, a operadora do sistema elétrico de Espanha, por declarações em que atribuiu responsabilidades do apagão de 28 de abril às empresas produtoras, noticiam hoje meios de comunicação social espanhóis.