Mais de 20 escusas de responsabilidade por falta de condições em centro de saúde em Loures

Mais de duas dezenas de profissionais de saúde da Unidade de Saúde Familiar Parque Cidade (Loures) apresentaram pedidos de escusa de responsabilidade por falta de condições de trabalho, com a temperatura nalguns gabinetes a atingir os 35 graus.

© D.R.

Segundo a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), em causa estão as condições de trabalho no edifício onde funciona a USF Parque Cidade, que pertence à Unidade Local de Saúde (ULS) de Loures e Odivelas, que levaram 10 médicos, nove enfermeiros e quatro assistentes técnicos a entregar pedidos de escusa de responsabilidade.

Em comunicado, a FNAM diz que já exigiu explicações ao Conselho de Administração da ULS de Loures e Odivelas e, caso a situação não seja resolvida com urgência, ameaça avançar com queixas formais à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e à Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

A federação sublinha que o edifício não tem condições ambientais seguras, colocando em risco utentes e profissionais, e explica que as elevadas temperaturas sentidas no interior dos gabinetes têm sido combatidas com recurso a ventoinhas, medida que considera desaconselhada em determinadas circunstâncias pelas normas de prevenção de infeções.

Refere também que este cenário de falta de condições de trabalho se repete por várias unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que recebeu queixas semelhantes de centros de saúde e hospitais de outras regiões do país e exige “resposta imediata” da tutela.

Últimas do País

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) discordou hoje da proposta apresentada pela Comissão Europeia para a Política Agrícola Comum (PAC) 2028-2034, tendo já comunicado a sua posição ao Comissário da Agricultura.
A 42.ª Concentração Internacional de Motos de Faro, que arranca esta quinta-feira nos arredores da cidade, espera acolher até domingo cerca de 20.000 pessoas vindas de todo o mundo, disse o presidente do Moto Clube de Faro.
Quatro pessoas foram detidas no aeroporto do Porto, numa operação de combate ao tráfico de droga na qual foram apreendidos 100 quilos de cocaína que se encontravam em malas provenientes do Brasil, revelou esta quinta-feira a Polícia Judiciária (PJ).
Sete pessoas morreram vítimas de violência doméstica nos primeiros três meses do ano, segundo dados oficiais, que mostram que as polícias portuguesas receberam mais de sete mil queixas em menos de cem dias.
A Autoridade da Concorrência (AdC) avançou para uma investigação aprofundada sobre a aquisição do Hospital Particular do Algarve (HPA) pela CUF, segundo um comunicado hoje publicado no portal do regulador.
Mais de duas dezenas de profissionais de saúde da Unidade de Saúde Familiar Parque Cidade (Loures) apresentaram pedidos de escusa de responsabilidade por falta de condições de trabalho, com a temperatura nalguns gabinetes a atingir os 35 graus.
O Governo quer simplificar ainda este ano o licenciamento e funcionamento de instituições como creches e lares, segundo uma informação do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) pediu hoje a demissão do presidente do INEM, acusando-o de insistir num "modelo ultrapassado" de emergência pré-hospitalar.
O futuro sistema de gestão do acesso a consultas e cirurgias vai impossibilitar os médicos de escolherem as cirurgias adicionais que pretendem realizar, eliminando uma das fragilidades do atual SIGIC, anunciou esta quarta-feira o diretor executivo do SNS.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) pretende descentralizar o serviço do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para aumentar o recrutamento de profissionais, que poderão ficar mais próximo da residência, disse esta quarta-feira o presidente.