Ryanair condenada por difamação e concorrência desleal contra eDreams

Um tribunal de Barcelona obrigou a Ryanair a retratar-se das suas declarações públicas contra a agência de viagens eDreams, acusando a companhia aérea irlandesa de levar a cabo uma campanha que constitui "um ato de concorrência desleal por difamação".

© D.R.

“O Tribunal de Comércio de Barcelona n.º 12 considerou a Ryanair D.A.C. culpada de concorrência desleal e difamação contra a eDreams ODIGEO [eDO], decisão que se junta ao já bem documentado historial de condenações da companhia aérea por este tipo de comportamento ilegal”, avançou hoje a eDreams, em comunicado.

Em causa está uma campanha lançada pela Ryanair contra as agências de viagens ‘online’, incluindo a eDreams, alegando que as mesmas praticam preços excessivos e chamando-lhes “piratas”, “golpistas” e “enganadores”.

Adicionalmente, a Ryanair lançou uma campanha contra o serviço Prime da eDreams em abril de 2024, considerando-o “ilegal” e que, na opinião da companhia aérea, “devia ser banido”, referindo-se à empresa de viagens com as frases mencionadas.

A campanha contra a eDreams foi realizada através do ‘site’ corporativo da companhia aérea, entrevistas na comunicação social e mensagens nos seus perfis de redes sociais.

“A sentença do tribunal estabelece de forma conclusiva que as alegações da Ryanair para denegrir a eDO e o seu programa de subscrição Prime, parte de uma campanha agressiva e continuada iniciada pela companhia aérea em 2023, são falsas”, realçou o comunicado da agência de viagens.

A decisão, que pode ser alvo de recurso, exige que a companhia aérea publique no seu ‘site’ corporativo e nas redes sociais que foi condenada por estes atos e que se retrate publicamente das declarações feitas contra a agência de viagens ‘online’.

Segundo a agência Efe, a eDreams solicitou também uma indemnização financeira de aproximadamente 1,6 milhões de euros, rejeitada pelo juiz por entender que, embora os danos tenham sido comprovados, não foram “devidamente quantificados”.

A eDreams descreveu a decisão como uma nova “vitória legal”, que sucede a uma decisão anterior do Supremo Tribunal, que já tinha obrigado a Ryanair a cessar o seu comportamento “degradante e anticoncorrencial” contra a agência de viagens digital.

Últimas de Economia

O índice mundial de preços dos alimentos registou em agosto um aumento de 6,9% face ao mesmo mês do 2024, informou hoje a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) disse hoje que a gestão atual da TAP tem demonstrado "uma ineficiência notável no planeamento da operação", o que, defendeu, "se traduz em custos elevados com trabalho suplementar".
A companhia aérea irlandesa de baixo custo Ryanair informou hoje que concluiu a instalação de medidores de bagagem de mão maiores em 235 aeroportos em toda a Europa.
Entre janeiro e setembro de 2025, 13.522 funcionários públicos aposentaram-se através da Caixa Geral de Aposentações (CGA), um número ligeiramente inferior ao do mesmo período do ano passado. Contudo, o destaque vai para o aumento das pensões mais elevadas uma vez que, segundo dados publicados em Diário da República e revelados pelo Jornal de Notícias, 393 reformas superaram os 5.000 euros mensais brutos, mais 30 do que em 2024.
A contabilização de prestações como o apoio ao cuidador informal, o complemento por dependência e o Seguro Social Voluntário como rendimento está a levar à perda de apoios como o abono de família, segundo o Jornal de Notícias.
O preço do cabaz alimentar essencial, composto por 63 produtos, subiu cerca de 17 euros no último ano, atingindo agora um valor médio de 271 euros, de acordo com dados da DECO Proteste, citados pela SIC Notícias. A variação corresponde a um aumento de aproximadamente 2% face a agosto de 2024.
A remuneração dos novos depósitos a prazo dos particulares caiu em junho pelo 19.º mês consecutivo, para 1,39%, atingindo o valor mais baixo desde maio de 2023, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).
A Ryanair vai reduzir em 16% a operação em Espanha durante o inverno, o que inclui fechar a base de Santiago de Compostela e deixar de voar para Vigo (ambos na Galiza), anunciou hoje a companhia aérea irlandesa.
As renegociações de crédito à habitação caíram em julho para 346 milhões de euros, num recuo de 32,4% em termos homólogos, segundo dados hoje publicados pelo Banco de Portugal (BdP).
Os preços da produção industrial homólogos aumentaram, em julho, 0,2% na zona euro e 0,4% na União Europeia (UE), com Portugal, em contraciclo, a apresentar o terceiro maior recuo (-3,6%), divulga hoje o Eurostat.