Seis urgências fechadas no sábado e sete no domingo

Seis urgências vão estar fechadas no sábado e sete no domingo, sendo duas de Pediatria e as restantes de Ginecologia e Obstetrícia, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 10:45 de hoje.

© Unidade Local de Saúde Oeste

As urgências de Obstetrícia e Ginecologia dos hospitais de Almada (Garcia de Orta), Setúbal, Aveiro e Leiria e a de Ginecologia de Vila Franca de Xira vão estar encerradas no sábado, o mesmo acontecendo com a urgência de Pediatria de Vila Franca de Xira.

No domingo estarão fechadas as urgências de Ginecologia/ Obstetrícia de Almada, Setúbal, Vila Franca de Xira, Santarém, Aveiro e Leiria, mantendo-se igualmente encerrada a urgência de Pediatria em Vila Franca de Xira.

Hoje estão encerradas quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia: Aveiro, Santarém, Barreiro e Almada.

Quanto às urgências referenciadas, que apenas recebem casos encaminhados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ou pela linha SNS 24, o portal indica que funcionarão neste regime no sábado e no domingo as urgências pediátricas do Hospital Amadora-Sintra (entre as 00:00 e as 08:00 e as 20:00 e 24:00) e do Hospital Beatriz Ângelo (Loures).

Também a funcionar neste regime de referenciação estão as urgências de Obstetrícia e Ginecologia dos hospitais de Braga e S. Francisco Xavier (Lisboa), tanto no sábado como no domingo.

No dia de hoje, o portal indica que estão referenciadas as urgências de Obstetrícia e Ginecologia do São Francisco Xavier e do Hospital de Braga, assim como a urgência de Pediatria do Amadora-Sintra, esta última durante a noite (das 20:00 às 24:00).

As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contacte a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.

Últimas do País

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) responsabilizou hoje o Governo pela falta desses profissionais de saúde no INEM, alegando que a situação piorou desde que o instituto passou para a dependência direta da ministra da Saúde.
O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores defendeu hoje que a falta de professores e alunos sem aulas são dramáticos e que a resolução depende da vontade do Ministério da Educação em rever o Estatuto da Carreira Docente.
O secretário-geral da FNE defendeu hoje no Porto a criação de um Cartão de Professor que dê acesso facilitado e a custo zero a serviços do Estado e a redução fiscal na aquisição de material necessário ao exercício da profissão.
A Ordem dos Médicos (OM) alertou hoje que a equipa da urgência geral do Hospital Amadora-Sintra está “muito sobrecarregada” e deve ser tratada com “muita cautela”, sob pena dos especialistas deixarem de trabalhar na unidade.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou hoje para o papel fundamental do rastreio na deteção precoce do cancro e pediu um reforço na coordenação entre os cuidados primários e os hospitais para o encaminhamento rápido de doentes.
A maioria dos professores é contra a utilização de 'smartphones' no recreio em todos os ciclos de ensino e, no caso do básico, mais de metade discorda que entrem nas salas de aula mesmo que para fins pedagógicos.
Seis urgências vão estar fechadas no sábado e sete no domingo, sendo duas de Pediatria e as restantes de Ginecologia e Obstetrícia, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 10:45 de hoje.
Um sismo de magnitude 5,8 na escala de Richter foi hoje sentido na região da Madeira e em algumas regiões do continete, sem causar danos ou pessoais ou materiais, segundo o IPMA.
Sete meios aéreos começaram cerca das 09:00 de hoje a combater um incêndio em mato que deflagrou na quinta-feira em Santiago de Piães, no concelho de Cinfães, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
Quase 40% das pessoas com deficiência inquiridas num estudo sobre políticas de inclusão revelaram viver com rendimentos abaixo do salário mínimo, enquanto 20% depende exclusivamente da Prestação Social para a Inclusão (PSI), fixada em 324,55 euros.