EDP Renováveis vende portfólio solar em Itália com valor de mais de 250 milhões

A EDP Renováveis (EDPR) assinou um acordo com a Encavis para a venda de 100% de um portfólio solar em Itália, com um valor estimado de mais de 250 milhões de euros, segundo um comunicado ao mercado. 

© D.R.

Na nota, publicada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP, que detém 71,3% da EDPR, adiantou que o grupo “assinou um acordo de compra e venda com a Encavis para a venda da participação acionista de 100% num portefólio solar de 207 MWac (248 MWdc) em Itália, por um ‘enterprise value’ [valor do ativo] estimado superior a €0,25 mil milhões, sujeito aos habituais ajustes finais de preço no fecho”.

Segundo a EDP, este ‘enterprise value’ estimado “também considera possibilidades de extensão de capacidade e sinergias provenientes de hibridização”.

A empresa indicou ainda que o portefólio inclui “cinco projetos solares em operação localizadas nas regiões centro e sul de Itália, com uma vida média inferior a um ano”.

De acordo com a EDP, quatro destes contam com “Power Purchase Agreements (PPAs) de longo prazo, enquanto o outro projeto beneficia de um Contract for Difference (CfD) com duração de 20 anos”.

O grupo divulgou ainda que a conclusão da transação está sujeita a condições habituais, estando prevista ocorrer durante este ano.

Últimas de Economia

A EDP Renováveis (EDPR) assinou um acordo com a Encavis para a venda de 100% de um portfólio solar em Itália, com um valor estimado de mais de 250 milhões de euros, segundo um comunicado ao mercado.
O Presidente da República promulgou hoje um diploma que introduz novas de gestão do crédito malparado pelas instituições financeiras com o objetivo de os bancos lidarem melhor com os créditos não produtivos.
Mais de metade (54,2%) dos desempregados no primeiro trimestre deste ano continuava sem emprego no segundo trimestre, tendo 27,3% encontrado trabalho, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A brasileira Taurus, maior fabricante de revólveres do mundo, anunciou na sexta-feira que transferirá parte da produção para os Estados Unidos, diante da inviabilidade de exportar para esse país devido à tarifa adicional de 50%.
As salas de cinema portuguesas registaram uma quebra de 35,7% no número de espectadores em julho face ao mesmo mês de 2024, com perdas superiores a 31% na receita, revelou hoje o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
A Lufthansa desistiu das negociações para entrar no capital da companhia aérea espanhola Air Europa, após meses de conversações, deixando a Turkish Airlines como o único potencial investidor, depois de também a Air France-KLM se ter retirado do processo.
A União Europeia (UE) anunciou hoje a suspensão das medidas de retaliação previstas contra os Estados Unidos, em resposta às tarifas aduaneiras impostas pelo Presidente Donald Trump.
Na variação mensal, de acordo com os dados do serviço estatístico europeu, os preços na produção industrial avançaram 0,8% na área do euro e 0,7% na UE, tendo Portugal (1,7%) apresentado a terceira maior subida entre os Estados-membros.
O financiamento é dirigido a projetos "que se proponham produzir bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis, privilegiando as exportações, no quadro de fileiras produtivas e de cadeias de valor mais alargadas e geradoras de maior valor acrescentado".
O projeto Next Generation MC visa preparar os comerciantes para lidar com os desafios da transformação dos negócios, que incluem a digitalização, a inovação nos processos logísticos e o cumprimento de objetivos de sustentabilidade, particularmente no domínio ambiental.