Na nota, publicada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP, que detém 71,3% da EDPR, adiantou que o grupo “assinou um acordo de compra e venda com a Encavis para a venda da participação acionista de 100% num portefólio solar de 207 MWac (248 MWdc) em Itália, por um ‘enterprise value’ [valor do ativo] estimado superior a €0,25 mil milhões, sujeito aos habituais ajustes finais de preço no fecho”.
Segundo a EDP, este ‘enterprise value’ estimado “também considera possibilidades de extensão de capacidade e sinergias provenientes de hibridização”.
A empresa indicou ainda que o portefólio inclui “cinco projetos solares em operação localizadas nas regiões centro e sul de Itália, com uma vida média inferior a um ano”.
De acordo com a EDP, quatro destes contam com “Power Purchase Agreements (PPAs) de longo prazo, enquanto o outro projeto beneficia de um Contract for Difference (CfD) com duração de 20 anos”.
O grupo divulgou ainda que a conclusão da transação está sujeita a condições habituais, estando prevista ocorrer durante este ano.