Zelensky vai reunir-se com Donald Trump através de videoconferência

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai deslocar-se hoje a Berlim para participar numa videoconferência com o Presidente norte-americano antes do encontro deste com Vladimir Putin sobre a guerra na Ucrânia.

© Facebook de Volodymyr Zelensky

Uma fonte do Governo alemão disse à Agência France-Presse que o chefe de Estado da Ucrânia é esperado hoje na capital da Alemanha.

Zelensky e líderes europeus, entre os quais a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o chanceler alemão, Friedrich Merz, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, o Presidente francês, Emmanuel Macron, procuram convencer Donald Trump a defender os interesses da Ucrânia na cimeira bilateral agendada para sexta-feira no Estado norte-americano do Alasca.

Trump considerou “muito respeitosa” a deslocação do homólogo russo aos Estados Unidos na sexta-feira.

Trata-se da segunda cimeira entre os dois líderes, depois do encontro de Helsínquia, em 2018, durante o primeiro mandato de Donald Trump como chefe de Estado.

O Presidente norte-americano já afirmou ter uma “relação muito boa” com Putin, que descreveu como “inteligente”, embora já tenha também descrito o Presidente russo como “louco” durante recentes ataques russos contra a Ucrânia.

Vladimir Putin elogiou a “sinceridade” de Trump no desejo de estabelecer a paz na Ucrânia.

Desde que regressou ao poder, em janeiro, o Presidente norte-americano reaproximou-se de Moscovo e do líder russo, ostracizado por vários países desde a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.

Últimas de Política Internacional

O chanceler alemão, Friedrich Merz, anunciou que a reunião virtual que líderes europeus e o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, hoje mantiveram com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a guerra na Ucrânia foi “construtiva”.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai deslocar-se hoje a Berlim para participar numa videoconferência com o Presidente norte-americano antes do encontro deste com Vladimir Putin sobre a guerra na Ucrânia.
O vice-presidente dos Estados Unidos indicou hoje que não é intenção da Casa Branca organizar um encontro entre os presidentes da Ucrânia e da Rússia, antes da reunião no Alasca entre os líderes norte-americano e russo.
Teerão opõe-se à criação do corredor apoiado pelos EUA incluído no acordo de paz entre a Arménia e o Azerbaijão, e avisou que a rota proposta se tornará num "cemitério" para os mercenários do Presidente norte-americano, Donald Trump.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou hoje que discutiu a "situação diplomática" sobre a Ucrânia com o homólogo francês, Emmanuel Macron, por telefone, antecedendo a cimeira dos líderes da Casa Branca e do Kremlin na próxima sexta-feira.
Cerca de vinte países árabes e muçulmanos condenaram hoje o plano israelita de tomar o controlo da cidade de Gaza, considerando-o uma "escalada perigosa".
O Conselho da União Europeia aprovou hoje o quarto pacote de ajuda à Ucrânia, no âmbito do mecanismo financeiro para o país, no valor de mais de 3,2 mil milhões de euros.
A Alemanha suspendeu a exportação de armas que Israel poderia usar em Gaza, após o anúncio do plano israelita para o controlo da cidade palestiniana, anunciou hoje o chanceler alemão, Friedrich Merz.
O chanceler alemão, Friedrich Merz, e o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, enaltecem os “esforços de mediação” de Donald Trump, avançou hoje Berlim, após o anúncio de um encontro entre o Presidente dos Estados Unidos e o da Rússia.
A defesa do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro apresentou esta quarta-feira um recurso para revogação da prisão domiciliária, com o argumento de que o ex-chefe de Estado não violou as restrições que lhe foram impostas.