Paulo Loureiro foi um dos quatro detidos numa operação levada a cabo pela GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Mangualde, no seguimento de uma investigação que se arrastava há mais de um ano.
De acordo com o Diário de Viseu, as detenções ocorreram nos concelhos de Vila Nova de Paiva, Mangualde e Moimenta da Beira e envolveram suspeitos com idades entre os 28 e os 62 anos.
O dirigente partidário, que foi também candidato do PSD nas últimas eleições autárquicas à União de Freguesias de Vila Nova de Paiva, Alhais e Fráguas, é proprietário de uma loja comercial na vila, dedicada ao comércio a retalho de artigos de caça, pesca, vestuário e acessórios de aventura — espaço que foi alvo de buscas no âmbito da operação.
Durante as diligências, a GNR apreendeu cerca de uma dezena de armas, munições e cartuchos de vários calibres, telemóveis e notas falsas, material que reforça as suspeitas investigadas pelas autoridades.
Os quatro detidos serão presentes ainda hoje ao Tribunal Judicial de Viseu, onde serão avaliadas e aplicadas as respetivas medidas de coação.