A entidade reguladora recebeu denúncias sobre aumentos muito significativos no preço das licenças relacionadas com os produtos da Microsoft na Suíça, indicou a Comissão da Concorrência (Comco) em comunicado.
Neste sentido, começou por abrir uma investigação preliminar para “examinar se esses aumentos constituem indícios de restrições ilegais à concorrência”, precisou.
Os aumentos de preços dizem respeito “nomeadamente ao produto Microsoft 365, utilizado por empresas, bem como por um grande número de administrações e entidades públicas”, acrescentou a Comco.
A investigação preliminar é uma primeira etapa durante a qual a Comco avalia eventuais restrições à concorrência que violem a legislação suíça e justifiquem ou não a abertura de uma investigação aprofundada.
Contactada pela agência France Presse (AFP), a filial suíça da Microsoft indicou que a empresa “compromete-se a respeitar a legislação suíça em matéria de concorrência e cooperará com a Comissão Suíça da Concorrência na sua investigação preliminar”.