Buscas na casa do presidente do PSG por suspeitas de detenção de lobista no Catar

©Facebook/PSG

A casa do presidente do PSG, Nasser Al-Khelaïfi, foi alvo de buscas na quarta-feira no âmbito de investigações sobre acusações de detenção, sequestro e tortura no Catar a um lobista franco-argelino, revelou fonte próxima à AFP.

“O juiz de instrução solicitou informação adicional e acesso, que lhe foram prestados de forma completa e transparente, em total cooperação com as autoridades, como tem acontecido desde o início”, reagiu um porta-voz do presidente do PSG, citado pela agência de notícias francesa.

A busca foi levada a cabo pela polícia judiciária no âmbito de uma investigação judicial aberta no final de janeiro após uma denuncia do lobista Tayeb Benabderrahmane, procedimento que permite obter quase sempre a abertura de uma investigação judicial.

Benabderrahmane disse ter sido sequestrado seis meses e questionado pelas autoridades locais, em particular sobre documentos na sua posse, potencialmente comprometedores para o chefe do PSG do Catar, Nasser Al-Khelaïfi.

Explicou que foi colocado em prisão domiciliária e finalmente autorizado a deixar o Catar em novembro de 2020, após assinar um protocolo de confidencialidade no qual se comprometeu a não divulgar esses documentos.

Na semana passada, a prefeitura de Paris liderada pela ex-ministra Rachida Dati, membro dos republicanos, e escritórios de advogados também foram alvo de buscas sobre este caso.

Os advogados de Nasser Al-Khelaïfi anunciaram em abril a intenção de abrir um processo por difamação contra o lobista.

Últimas de Desporto

O envolvimento de Portugal na organização do Mundial2030 de futebol, juntamente com Espanha e Marrocos, vai gerar uma receita fiscal próxima de 400 milhões de euros (ME), segundo um estudo da consultora PwC.
Pedro Proença vai concorrer à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nas eleições de fevereiro de 2025, anunciou hoje o líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias.
A portuguesa Patrícia Sampaio, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, terminou hoje a competição de -78 kg na terceira posição, ao vencer no combate pela medalha a japonesa Shori Hamada, por ippon.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).