Diversos incêndios florestais nos arredores de Atenas com ordens de evacuação

© DR

Os bombeiros gregos estão a combater diversos incêndios florestais declarados entre 40 a 80 quilómetros a oeste de Atenas, e quando as autoridades deram ordens de retirada nalgumas zonas balneares e anunciaram a destruição de diversas habitações.

Cerca de 1.200 crianças foram retiradas de colónias de férias ameaçadas pelos incêndios perto da estação balnear de Loutraki, cerca de 80 quilómetros a oeste da capital grega, anunciou o presidente da câmara municipal, Giorgos Gkionis.

Em paralelo, um porta-voz dos bombeiros indicou que um homem suspeito de ter ateado um incêndio florestal cerca de 50 quilómetros a leste de Atenas foi detido pela polícia.

“A polícia deteve um estrangeiro que estará na origem do incêndio de Kouvaras”, precisou o porta-voz sem fornecer a nacionalidade desta pessoa, e quando prossegue o combate às chamas, atiçadas por ventos fortes.

“O incêndio [na região de Kouvaras] é difícil, os ventos são muito fortes, até 50 a 60 quilómetros por hora”, indicou o porta-voz Yannis Artopios, e quando a Grécia regista desde quinta-feira uma vaga de calor com temperaturas de mais de 44 graus no centro do país.

Sete aviões cisterna, quatro helicópteros e 150 bombeiros, para além de uma equipa de 31 bombeiros romenos, estavam mobilizados no combate a duas frentes deste fogo, que alastrou para perto das zonas balneares de Lagonissi, Anavyssos e Saronida, onde se encontram muitas habitações secundárias.

Diversas casas já foram consumidas nesta zona, e um centro equestre e um mosteiro foram evacuados, segundo imagens transmitidas pela televisão pública ERT.

Perto do istmo de Coríntio também estava em curso um incêndio, com a autoestrada que liga Atenas a Coríntio encerrada como medida de precaução, indicou a agência noticiosa ANA.

Uma terceira frente foi declarada ao início da tarde de hoje numa zona florestal da Beócia, cerca de 50 quilómetros a nordeste de Atenas. Segundo os bombeiros, 31 pessoas e dez veículos foram enviados para esse local.

À semelhança de parte da Europa, a Grécia registou este fim de semana uma intensa vaga de calor, com as temperaturas a ultrapassarem os 44 graus na região de Tebas (centro), indicou o Observatório nacional de Atenas.

As previsões indicam uma ligeira descida das temperaturas máximas até quarta-feira, mas a partir de quinta-feira esperam-se máximas a rondar os 43 graus em várias regiões, segundo indicou o serviço meteorológico nacional EMY.

“Encontramo-nos em pleno período de luta contra os incêndios e as condições esperadas são particularmente difíceis, favorecendo os incêndios florestais”, advertiu Yannis Artopios.

Últimas do Mundo

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, manifestou-se hoje favorável a uma mudança na estrutura militar do país, de forma a “reduzir a burocracia” e a facilitar a gestão das tropas envolvidas na guerra contra a Rússia.
O papa Francisco apelou hoje aos jovens do mundo para não se deixarem contagiar por a ânsia do reconhecimento ou o desejo de serem “estrelas por um dia” nas redes sociais, durante a missa.
Um suspeito foi morto e três polícias ficaram feridos num tiroteio ocorrido esta manhã perto da embaixada de Israel em Amã, capital da Jordânia, num incidente que as autoridades informaram estar controlado.
A Rússia avisou hoje a Coreia do Sul que o uso de armas fornecidas por Seul à Ucrânia para “matar cidadãos russos destruirá definitivamente” as relações entre os dois países.
Carlos Monjardino, presidente da Fundação Oriente, considera que se assiste nos últimos anos, sobretudo desde a chegada de Xi Jinping à presidência chinesa, a "uma certa vontade de acelerar o processo" de 'reunificação' de Macau à China.
O presidente eleito Donald Trump escolheu Russell Thurlow Vought, um dos 'arquitetos' do programa governamental ultraconservador Projeto 2025, para chefiar o Gabinete de Gestão e Orçamento do futuro Governo.
Os Estados-membros das Nações Unidas (ONU) adotaram hoje por consenso uma resolução que visa dar início a negociações formais para a criação de uma convenção sobre crimes contra a humanidade.
Pelo menos quatro pessoas morreram e 33 ficaram feridas num ataque, atribuído a Israel, que destruiu um edifício no centro de Beirute, noticiaram esta manhã os meios de comunicação do Líbano.
O Governo do Laos disse hoje estar "profundamente entristecido" pela morte de seis turistas ocidentais, alegadamente após terem bebido álcool adulterado com metanol em Vang Vieng, uma cidade do noroeste do país, popular entre mochileiros.
O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, reuniu-se com o próximo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na sexta-feira em Palm Beach, Florida, anunciou este sábado a porta-voz da Aliança Atlântica.