Comissão do Mercado de Valores Mobiliários aplicou multas de 50 mil euros no 3.º trimestre

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) aplicou, no terceiro trimestre, coimas no valor total de 50 mil euros em processos de contraordenação por violação de normas dos mercados financeiros, disse hoje em comunicado.

© D.R

De acordo com o regulador dos mercados financeiros, entre julho e setembro, a CMVM decidiu cinco processos de contraordenação, dois sobre a atuação dos auditores, dois por violação de deveres de combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo e um referente à atividade dos organismos de investimento coletivo.

Desses processos resultaram “três coimas no montante total de 50.000 euros, uma admoestação e um arquivamento”.

Ainda no terceiro trimestre, a CMVM instaurou quatro processos de contraordenação, dois referentes a auditores e dois sobre a atividade dos organismos de investimento coletivo.

No total, em setembro, estavam em curso 59 processos de contraordenação na CMVM.

Quanto a processos em tribunal, foi decidido um em setembro por violações de deveres de intermediação financeira e continuavam dois em curso pendentes de decisão.

A CMVM não dá mais informações sobre estes processos, incluindo nomes das empresas envolvidas.

Últimas de Economia

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai pedir um reforço em 250 milhões de euros da garantia pública a que pode aceder para crédito à habitação para jovens, disse hoje o presidente executivo em conferência de imprensa.
O índice de preços dos óleos vegetais da FAO foi o único a registar um aumento em outubro, contrariando a tendência de descida generalizada nos mercados internacionais de bens alimentares. O indicador subiu 0,9% face a setembro, atingindo o nível mais elevado desde julho de 2022, segundo o relatório mensal divulgado pela organização.
Apesar de o número total de empresas criadas em Portugal até setembro ter aumentado 3,7% face ao mesmo período de 2024, mais 1.636 novas constituições, atingindo o valor mais elevado dos últimos 20 anos, os dados do Barómetro da Informa D&B revelam sinais de desaceleração em vários setores e regiões do país.
Os custos de construção de habitação nova aumentaram 4,8% em setembro, face ao mesmo mês de 2024, com a mão-de-obra a subir 8,8% e os materiais 1,4%, segundo dados do INE hoje divulgados.
A ministra do Trabalho afirmou hoje, no parlamento, que as pensões mais baixas deverão ter um aumento de 2,79% em 2026 e que a atribuição de um suplemento extraordinário dependerá da folga orçamental.
A EDP prevê investir cerca de 2,5 mil milhões de euros em Portugal no período 2026-2028, dos quais 1.700 milhões em redes de eletricidade, anunciou hoje o presidente executivo do grupo, Miguel Stilwell d’Andrade.
O Banco da Inglaterra decidiu hoje manter as taxas diretoras em 4%, o nível mais baixo em mais de dois anos, ao avaliar que as pressões inflacionistas persistem na economia britânica.
A presidente do Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou hoje que a perceção de risco da República francesa pode vir a contagiar uma economia como a portuguesa, pelo que não se deve estar "relaxado" face à situação orçamental.
A Comissão Europeia anunciou hoje ter aberto uma investigação a um possível conluio, violando as regras europeias, entre a Deutsche Börse, grupo alemão que opera a Bolsa de Valores de Frankfurt, e a norte-americana Nasdaq.
A Air France-KLM vai formalizar a manifestação de interesse na compra da TAP nas próximas semanas, até ao final de novembro, confirmou hoje o presidente executivo (CEO) da companhia Benjamin Smith.