Rússia e Irão vão assinar esta semana um acordo de parceria

A Rússia e o Irão vão assinar um acordo de parceria estratégica na sexta-feira, durante uma visita à Rússia do Presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, anunciou hoje o Kremlin.

© X de Masoud Pezeshkian

“No dia 17 de janeiro, [o chefe de Estado russo] Vladimir Putin vai reunir-se com o Presidente da República Islâmica do Irão, Masoud Pezeshkian”, que vem à Rússia para uma visita oficial, informou a Presidência russa num comunicado.

Os dois Presidentes assinarão o acordo de parceria estratégica abrangente entre a Rússia e o Irão e farão declarações aos meios de comunicação social”, acrescentou a nota à imprensa.

A Rússia e o Irão estão sujeitos a sanções internacionais que restringem o comércio, mas estabeleceram laços estreitos em vários setores, incluindo o militar.

O acordo abrange “a cooperação económica e comercial nas áreas da energia, ambiente e questões relacionadas com a defesa e a segurança”, disse a embaixada iraniana na Rússia na rede social Telegram na semana passada.

O contorno exato do pacto ainda não ficou claro, mas Moscovo assinou um acordo com exatamente o mesmo nome com a Coreia do Norte no ano passado.

Este “tratado de parceria estratégica abrangente”, ratificado pelos deputados russos em outubro passado, prevê em particular num dos seus artigos “ajuda militar imediata” em caso de agressão armada por países terceiros.

O ocidente viu isto como um risco de uma grande escalada no conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que começou há quase três anos.

A Coreia do Norte é acusada por Kiev e pelo ocidente de enviar soldados para combater com o exército russo contra as forças ucranianas. Moscovo e Pyongyang não confirmaram nem desmentiram.

Teerão é também acusado pelo ocidente de fornecer ‘drones’ Shahed, explosivos e mísseis de curto alcance à Rússia, ajudando o exército russo na guerra contra a Ucrânia, acusações que são rejeitadas pelo Irão.

Últimas de Política Internacional

As autoridades turcas detiveram hoje 234 pessoas suspeitas de pertencerem a redes de crime organizado, numa grande operação policial de âmbito internacional, foi hoje anunciado.
A União Europeia (UE) quer reforçar o controlo e a responsabilização do comércio internacional de armas, após os 27 terem aprovado hoje uma revisão do quadro sobre esta matéria, motivada pela entrega de armas à Ucrânia.
A Alta-Representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiro defendeu hoje que é preciso a Rússia seja pressionada para aceitar as condições do cessar-fogo, recordando que a Ucrânia está a aguardar há um mês pela decisão de Moscovo.
O presidente em exercício do Equador, o milionário Daniel Noboa, foi declarado vencedor da segunda volta das eleições de domingo pela autoridade eleitoral do país, derrotando a rival de esquerda, Luisa González.
O Governo moçambicano admitiu hoje pagar três milhões de dólares (2,6 milhões de euros) à euroAtlantic, pela rescisão do contrato com a estatal Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), mas abaixo da indemnização exigida pela companhia portuguesa.
O presidente da Ucrânia pediu uma "resposta forte do mundo" ao ataque com mísseis balísticos na manhã de hoje contra a cidade de Soumy, no nordeste da Ucrânia, que terá causado mais de 20 mortos.
O líder venezuelano Nicolas Maduro vai visitar Moscovo no próximo mês para participar nas comemorações do Dia da Vitória sobre a Alemanha nazi, que se celebra tradicionalmente a 9 de maio, confirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros russo.
Os países que apoiam a Ucrânia na defesa do território ocupado por tropas russas comprometeram-se hoje com mais 21.000 milhões de euros para apoiar o país, durante uma reunião do Grupo de Contacto.
As autoridades italianas transferiram hoje o primeiro grupo de imigrantes em situação irregular para os polémicos centros de deportação na Albânia, transformados em estruturas de repatriamento de requerentes de asilo já com ordem de expulsão de Itália.
A inflação na Venezuela fixou-se em 136% em março, em termos anuais, anunciou o Observatório Venezuelano de Finanças (OVF).