Mais de 50 pessoas morreram nas últimas 24 horas devido às chuvas no Paquistão

Mais de 50 pessoas morreram nas últimas 24 horas devido às chuvas no Paquistão, informou uma agência governamental, elevando para cerca de 180 o total de mortos desde o início das monções de verão, no final de junho.

© D.R.

“Nas últimas 24 horas, 54 pessoas morreram e 227 ficaram feridas em todo o país, sendo que a província do Punjab representa o maior número de vítimas”, disse uma porta-voz da Autoridade de Gestão de Desastres à Agência France Presse (AFP), acrescentando que os dados reportam às 08:00 locais (04:00 em Lisboa).

O departamento meteorológico alertou para um elevado risco de chuvas intensas e possíveis inundações repentinas nas próximas 48 horas.

As autoridades de Rawalpindi, a cerca de 20 quilómetros da capital Islamabad, declararam feriado para hoje, pedindo aos residentes que fiquem em casa.

“Os residentes em zonas de alto risco devem preparar `kits` de emergência com alimentos, água e medicamentos para três a cinco dias”, recomendaram.

Após o transbordo de um rio que atravessa a cidade, alguns residentes foram instados a deixar as suas casas.

De acordo com um porta-voz da Autoridade de Gestão de Desastres, cerca de 180 pessoas, incluindo 70 crianças, morreram e 500 ficaram feridas desde o início das monções de verão, no final de junho.

O Paquistão é um dos países do mundo mais vulneráveis aos efeitos das alterações climáticas e os seus 255 milhões de habitantes estão a viver eventos climáticos extremos com uma frequência crescente.

As monções de verão (entre junho e setembro) trazem 70% a 80% da precipitação anual do Sul da Ásia e são vitais para a subsistência de milhões de agricultores numa região com aproximadamente dois mil milhões de habitantes.

O Paquistão ainda luta para recuperar das devastadoras cheias de 2022, que afetaram quase um terço do país e mais de 33 milhões de pessoas.

Cerca de 1.700 pessoas morreram nessa altura e grande parte da colheita do país foi perdida.

Últimas do Mundo

O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.