Proteção Civil regista 140 ocorrências no continente à passagem da tempestade Gabrielle

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC) registou, entre a meia-noite e as 08:00, 140 ocorrências devido à passagem da depressão pós-tropical Gabrielle em Portugal, sobretudo inundações e queda de árvores.

© D.R.

O comandante Elísio Pereira, da ANPC, disse à Lusa que “entre a meia-noite e as 08:00 da manhã registaram-se 140 ocorrências, sendo que a maioria delas foi na região Norte, nomeadamente na Área Metropolitana do Porto”.

De acordo com a mesma fonte, o que mais se registou foram inundações (52), seguidas de quedas de árvores (49) e queda de estruturas (26).

A ANPC acredita agora que, com a melhoria do tempo, a situação “vai entrando na normalidade”.

Esta manhã, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) desceu o nível de alerta devido ao mau tempo causado pela Gabrielle, tendo reduzido para laranja o aviso de precipitação no Porto, do anterior vermelho.

O IPMA manteve com aviso laranja, o segundo mais grave, no que diz respeito à precipitação, Viseu, Porto, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga.

No que diz respeito à agitação marítima estavam em alerta laranja Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro e Coimbra.

A Gabrielle atingiu com maior intensidade os Açores, tendo a Proteção Civil açoriana registado 196 ocorrências no arquipélago, sem feridos, e foi necessário realojar 16 pessoas, segundo o balanço mais recente.

Últimas do País

A Junta de Freguesia de S. Vicente, em Braga, alertou esta quinta-feira para um aumento recente de assaltos na zona e informou que já solicitou um reforço de segurança à PSP e à Polícia Municipal.
A dificuldade em contratar docentes sente-se diariamente numa escola lisboeta, onde crianças do 1.º ano estão sem professor e por isso são distribuídos por turmas de alunos mais velhos.
Um bombeiro voluntário de 37 anos foi detido pela Polícia Judiciária de Lisboa por suspeita de violar e espancar uma colega de 28 anos nas instalações da corporação onde ambos servem, no concelho de Sintra, segundo o Correio da Manhã.
A Polícia Judiciária (PJ) está a realizar investigações para encontrar os autores do abandono do bebé recém-nascido encontrado morto na quarta-feira à noite numa lixeira de Coimbra, disse hoje à agência Lusa, fonte policial.
O incêndio deflagrou nos armazéns da FrutiPt, uma empresa de importação, exportação, comércio e distribuição de frutas, legumes e outros produtos hortícolas.
Um casal, com mais de 80 anos, morreu hoje de manhã na habitação em que viviam e que inundou devido à chuva forte que caiu durante a noite, disse à Lusa fonte da proteção civil municipal.
O Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais apresentou uma queixa à Inspeção-Geral de Finanças (IGF) contra a Câmara Municipal de Lisboa, denunciando "falhas graves" na gestão do Regimento de Sapadores, nomeadamente falta de equipamentos de proteção individual, foi divulgado esta quarta-feira.
A Federação Nacional da Educação (FNE) criticou esta quarta-feira, 12 de novembro, a tutela pelas falhas no apuramento das necessidades das escolas, que obrigaram à correção da portaria de vagas a meio do concurso.
O número de cirurgias oncológicas realizadas pelo SNS, que evoluía favoravelmente desde o final de 2023, quebrou abruptamente no último trimestre de 2025, sugerindo um fator sazonal ou restrição temporária de capacidade, revela um relatório divulgado esta quarta-feira.
A ministra da Saúde anunciou esta quarta-feira que já recebeu o pedido de reunião da recém-criada Associação dos Médicos Prestadores de Serviço e assegurou que o encontro será agendado "o mais brevemente possível".