SNS com dois serviços de urgência encerrados no sábado e um no domingo

Dois serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia vão estar fechados no sábado, enquanto no domingo estará encerrada uma urgência obstétrica, de acordo com o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

© D.R.

No sábado vão estar fechadas as urgências desta especialidade nos hospitais do Barreiro (distrito de Setúbal) e das Caldas da Rainha (distrito de Leiria), segundo as escalas consultadas pela agência Lusa às 12:15 de hoje.

A situação melhora no domingo, com apenas o encerramento do serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital do Barreiro.

Os encerramentos das urgências obrigarão ao desvio de utentes para unidades de referência.

No sábado, as urgências de obstetrícia dos hospitais de Amadora-Sintra, Barreiro, Vila Franca de Xira, Santarém, São Francisco Xavier, Leiria vão funcionar de forma condicionada, recebendo apenas casos encaminhados pelo CODU/INEM.

Já no domingo estão referenciadas as urgências de obstetrícia de Amadora-Sintra, Braga, Vila Franca de Xira, Santarém e Abrantes.

Também as urgências pediátricas de Vila Franca de Xira e do Hospital Beatriz Ângelo (Loures) terão restrições, atendendo apenas situações referenciadas pelo INEM. No caso do Hospital Beatriz Ângelo, apenas está referenciado no domingo.

De acordo com as escalas publicadas, no sábado estarão abertos 126 serviços de urgência em todo o país, além de 33 unidades que funcionam no âmbito do projeto-piloto que obriga as utentes a contactar previamente a Linha SNS 24.

No domingo, estarão disponíveis 123 urgências e 34 unidades do projeto-piloto.

Os constrangimentos devem-se sobretudo à falta de médicos especialistas para assegurar as escalas. As autoridades de saúde recomendam que, antes de se deslocar a uma urgência, a população contacte a Linha SNS 24 (808 24 24 24) para obter orientação adequada.

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 29 anos por, alegadamente, ter tentado matar outro com uma arma em julho, em Matosinhos, no distrito do Porto, anunciou hoje esta força policial.
O Agrupamento de Escolas de Souselo, em Cinfães, abriu um inquérito interno para apurar em que situação um aluno da escola de Fonte Coberta perdeu as pontas de dois dedos, revelou hoje à agência Lusa o seu diretor.
Dois serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia vão estar fechados no sábado, enquanto no domingo estará encerrada uma urgência obstétrica, de acordo com o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Portugal continental registou, entre as 14h00 de quarta-feira e as 11h00 de hoje, um total de 2.434 ocorrências relacionadas com a situação meteorológica adversa, sobretudo inundações, que provocaram duas mortes e 32 pessoas deslocadas, revelou a Proteção Civil.
Portugal destaca-se entre os países com uma estrutura demográfica mais envelhecida, mas contrasta violentamente com a sua capacidade de resposta: há insuficiência de camas e de profissionais especializados para cuidar da população sénior, alerta o jornal Público.
O Ferrari 488 GTB apreendido a Bruce Teixeira, conhecido como “Bruce de Francos”, não ficará afinal na posse do Estado. Apesar de o veículo estar ao serviço da PSP desde julho, pintado com as cores e insígnias da polícia, o Tribunal do Porto decidiu que deve ser restituído ao seu verdadeiro proprietário, segundo apurou o JN.
A Polícia de Segurança Pública desmantelou uma rede de tráfico de droga que operava na Área Metropolitana de Lisboa através de aplicações informáticas criadas pelo próprio grupo e recorrendo a estafetas falsos para distribuir os estupefacientes.
O homem de 72 anos que tinha sido dado como desaparecido na noite de quinta-feira no concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, foi entretanto localizado e encontra-se em segurança.
A capitania do porto do Funchal atualizou hoje os avisos de vento e agitação marítima fortes emitidos para o arquipélago da Madeira, estendendo-os até às 06:00 de sábado.
O diretor executivo da CNN Portugal, Frederico Roque de Pinho, está a ser alvo de uma investigação interna após denúncias que o acusam de alegadamente favorecer homens homossexuais na distribuição de funções dentro da redação.