PJ detém duas pessoas em Lisboa com mandados de detenção internacional por associação criminosa

Um homem e uma mulher com mandados de detenção internacional, emitidos pelo Brasil, por crimes de associação criminosa, corrupção e branqueamento de capitais, foram detidos em Lisboa, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

© Facebook da PJ

Os dois indivíduos – um homem e uma mulher de 44 e 40 anos, respetivamente -, foram localizados e detidos na zona de Lisboa e são suspeitos de pertencerem a uma organização criminosa envolvida no “comércio de combustível adulterado com metanol, corrupção de funcionários públicos e ocultação de bens e fundos derivados dessas atividades ilícitas”, lê-se num comunicado da PJ enviado à comunicação social.

A descoberta da organização criminosa aconteceu “em 2023, a partir de uma apreensão de 30 mil litros de metanol. À frente da organização estava um dos elementos detidos agora na zona de Lisboa e que seria o responsável por tomar decisões “sobre todas as atividades da organização, emitir ordens aos subordinados e gerir os recursos financeiros do grupo criminoso”, acrescenta a Judiciária, indicando que esta operava de forma “organizada e estruturada”, com “divisão de funções”.

Na conta bancária do outro detido foram detetados fundos ilícitos da organização criminosa, auxiliando assim na ocultação de bens e valores.

A PJ também apurou a titularidade de vários veículos de luxo, utilizados por outros membros da organização.

Os detidos vão ser presentes ao Tribunal da Relação de Lisboa para aplicação de uma medida de coação.

Últimas do País

A Associação de Proteção Civil APROSOC responsabilizou hoje a Câmara do Seixal e a freguesia de Fernão Ferro pela morte de dois idosos, na quinta-feira, nas cheias no concelho, defendendo que devem ser julgadas "por omissões grosseiras".
Um homem e uma mulher com mandados de detenção internacional, emitidos pelo Brasil, por crimes de associação criminosa, corrupção e branqueamento de capitais, foram detidos em Lisboa, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Portugal continental registou 198 ocorrências entre as 00:00 e as 08:00 de hoje, devido ao mau tempo, sobretudo na área metropolitana do Porto, com o número de incidentes a diminuir devido à gradual melhoria do tempo.
O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira voltou hoje a recomendar a adoção de medidas preventivas devido à passagem da depressão Cláudia no arquipélago, prevendo-se um agravamento das condições meteorológicas até domingo.
A Polícia Judiciária (PJ) apresentou esta sexta-feira, em Coimbra, uma nova campanha de sensibilização para os riscos no ambiente digital, revelando que 11,5% dos jovens que participaram em sessões de prevenção afirmam ter sido vítimas de cibercrime.
As exportações de vinho português atingiram 696,1 milhões de euros no terceiro trimestre, mantendo-se estáveis face ao mesmo período do ano passado, segundo dados da ViniPortugal hoje divulgados.
O antigo Hotel Nave, no Porto, permanece abandonado e tem vindo a ser ocupado de forma irregular por imigrantes que procuram um local para passar a noite. O edifício, que funcionou durante cerca de 60 anos como unidade hoteleira, encontra-se entaipado, degradado e sem condições de segurança.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 29 anos por, alegadamente, ter tentado matar outro com uma arma em julho, em Matosinhos, no distrito do Porto, anunciou hoje esta força policial.
O Agrupamento de Escolas de Souselo, em Cinfães, abriu um inquérito interno para apurar em que situação um aluno da escola de Fonte Coberta perdeu as pontas de dois dedos, revelou hoje à agência Lusa o seu diretor.
Dois serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia vão estar fechados no sábado, enquanto no domingo estará encerrada uma urgência obstétrica, de acordo com o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).