Europol identificou milhares de ligações online para conteúdos perigosos

A ação, hoje anunciada pela Europol, decorreu na quinta-feira, no âmbito do Dia da Referenciação, e abrangeu Portugal, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Espanha e Reino Unido.

© DR

“Levou à referenciação de milhares de URLs que levaram a material online perigoso e ilícito”, afirmou a Europol em comunicado.

O resultado inclui 5.408 links para conteúdo jihadista, 1.070 para conteúdo violento e terrorista e 105 ligações para conteúdo racista e xenófobo.

“Esta ação conjunta destaca a complexidade de combater conteúdos terroristas, racistas e xenófobos online em plataformas de jogos e adjacentes a jogos”, acrescentou a Europol, especificando que os processos de criação e disseminação são “em camadas” e geralmente afetam várias plataformas.

O conteúdo pode ser gravado num jogo online (ou na função de conversação), alterado com jargão extremista violento, emojis sugestivos, cânticos ou música e, em seguida, disseminado numa rede social convencional, exemplificou mesma a fonte.

Nas semanas que antecederam o dia da ação, os peritos vasculharam várias plataformas amplamente utilizadas por jovens e adultos.

“Os utilizadores dessas plataformas de jogos e streaming podem encontrar uma variedade de conteúdo perigoso e violento”, alertou a Europol.

Os investigadores encontraram vários cenários, desde a encenação de ataques terroristas a tiroteios em escolas ou cenas de execução em jogos 3D. “Editam o vídeo com cânticos ou emojis sugestivos e disseminam-no em várias plataformas de media social habitualmente usadas para um alcance ainda mais amplo”, explicou a Europol.

“Outras plataformas relacionadas com jogos destinadas ao streaming são usadas indevidamente para recrutar menores em vários grupos extremistas e terroristas violentos ou para transmitir ao vivo ataques reais e até suicídio”, sublinhou a estrutura com sede em Haia, Países Baixos.

Os conteúdos foram encontrados em vários tipos de plataformas. Alguns permitem que os jogadores transmitam as jogadas em tempo real e interajam com a comunidade via chat ao vivo, enquanto outros hospedam vídeo sob chamada.

Também foi identificado conteúdo ilícito em plataformas comunitárias destinadas a facilitar a troca de dicas, notícias e discussões sobre videojogos.

“Por fim, existem plataformas híbridas ou especializadas que combinam streaming, recursos partilhados e opções de compra de jogos”, referiu a Europol.

Muitas contas nessas plataformas podem não ser imediatamente reconhecíveis como vinculadas a conteúdos problemáticos, enquanto algumas até apresentam nomes de utilizador e fotos de perfil com referências a terroristas.

Últimas do Mundo

Mais de 150 residentes tiveram hoje de ser retirados de um complexo de habitação pública em Hong Kong, devido ao segundo incêndio a atingir um bairro social em dois dias.
O Governo português confirmou e lamentou hoje a morte da cidade portuguesa que foi desaparecida após o incêndio ocorrido numa Estância de Esqui em Crans-Mointana, na Suíça, na noite do fim de ano.
Milhares de residências no sudoeste de Berlim afetadas por um corte de quase 24 horas no fornecimento de energia elétrica recuperaram-no esta madrugada, enquanto as autoridades investigam uma possível sabotagem.
A Polícia do Cantão de Valais anunciou hoje que foi aberta uma investigação criminal contra o casal francês que administrava o bar "Le Constellation" em Crans Montana, na Suíça, onde ocorreu um trágico incêndio na véspera de Ano Novo.
As pensões da Segurança Social portuguesa de 678 emigrantes no Luxemburgo e na Suíça foram suspensas por estes não terem provado atempadamente que estão vivos, mas estes valores serão pagos assim que realizadas as provas de vida, segundo dados oficiais.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje que o homólogo da Venezuela, Nicolás Maduro, foi capturado e retirado à força do país, depois de os Estados Unidos terem realizado um “ataque em grande escala” no país.
Uma mulher de nacionalidade portuguesa está entre os feridos do incêndio num bar da estância de ski de Crans Montana, na Suíça, existindo ainda uma outra desaparecida, avançou à Lusa o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
Na sequência de um endurecimento da política migratória, a Polónia procedeu, em 2025, à execução de aproximadamente 2.100 ordens de deportação, um aumento significativo face ao ano anterior, assumindo como prioridade o cumprimento da lei e a defesa da ordem pública.
O incêndio num bar da estância de esqui de Crans-Montana, na Suíça, durante a noite de Passagem de Ano, provocou a morte de cerca de 40 pessoas e feriu aproximadamente outras 115, anunciou hoje a polícia do cantão de Valais.
O líder do hospital público de Macau revelou hoje que a região, que em 2024 já teve a mais baixa natalidade do mundo, registou em 2025 o menor número de nascimentos em quase 50 anos.